Inana / Mente / Trabalhando a Mente / Arranjo de orquídeas e plantas suculentas

conteúdo cedido por

Arranjo de orquídeas e plantas suculentas

Portal Inana, redação

27 de maio de 2010

Esse projeto é simples e lindo, mas já aviso, faz uma sujeiraaaaa! Sendo assim cubra uma mesa com jornal ou faça na varanda, jardim ou quintal.

Vamos precisar:

  • Bastante jornal
  • 1 ou 2 orquídeas plantadas (dependendo do tamanho do vaso que você for usar)
  • O vaso da sua preferencência
  • Bambu Fininho
  • Tesoura
  • Um saquinho de terra pequeno
  • Algo para segurar os talos de orquídea no bambu, (eu usei um arame rosa especial para flores, mas pode ser palhinha, elastico etc).
  • Pedrinhas ou musgo
  • Plantinha suculenta

Primeiro passo:

passo1

Forre o espaço que for trabalhar com bastante jornal.Limpe o vaso. Se o vaso não for de vidro siga para o segundo passo. Usando pedrinhas ou musgo cubra toda a lateral do vaso até a borda, eu usei predrinhas por que da um visial mais natural, organico, mas com o musgo tambem fica lindíssimo. Se o vaso for fundo e precisar levantar a planta use as pedrinhas ou o musgo também no fundo do vaso. Separe.

Segundo passo:

passo2

Vire a orquídea de cabeça para baixo e com muito cuidado puxe a flor pelo cabo até ela sair inteira com a terra. Coloque a mesma meio do vaso ja limpo. Logo depois , para segurar a orquídea comece a preencher os espaços vazios com terra pressionando até que você sinta que a flor esta firme e segura.

Terceiro passo:

Sempre que compramos orquídeas elas vem com uns cabinhos que seguram a planta. Tire o cabinho com cuidado e substituia pelo bambu, um por um. O bambu deve ser posicionado bem próximo a flor e firmemente na base do vaso, ou seja, quando colocar o bambu, será necessário pressionar até que o mesmo atinja o final do vaso e esteja bem seguro, qualquer coisa coloque mais terra e pressione bem para que fique seguro. Para posicionar a orquídea verticalmente no bambu use o material de sua preferência, mais seja delicada pois a orquídea tende a quebrar quando se amarra muito forte. Se necessário coloque mais terra e termine o arranjo adornando com pedrinhas ou musgo conforme sua preferência.

Quarto passo:

passo5

Este passo é opcional. Usando uma planta suculenta (que eu particularmente amo e tenho muitas variedades em casa) tire toda a terra, e com um araminho ou um clips, para segurar a flor no arranjo, pince na raiz e coloque aonde você preferir.

passo6

Eu sempre coloco no ladinho do arranjo, fica um charme! Não se esqueçam de limpar as folhar com um paninho úmido ou um spray especial de brilho para plantas!

arranjo

É importante saber que:

Se este arranjo de orquídeas for feito em um vaso sem escape para água a planta vai morrer em duas ou três semanas. Guarde o vasinho que a orquídea veio para replantá-la, afinal as orquídeas floreiam todos os anos e necessitam de muito pouco cuidado e água.

As plantinhas suculentas são uma maravilha e super resistentes. Depois de usá-las no arranjo podem replanta-las em qualquer jardinzinho ou um vaso e coloquem em um local com bastante sol e pouca água. Garanto que vão viver por muito tempo, mesmo depois de “massacrarmos” a coitadinha.

Portal Inana, redação

Portal Inana



Um comentário para “Arranjo de orquídeas e plantas suculentas”

  1. eu amo flor um beijo disse...

    e muito lindo o que tu faz mande mais ideias pra mim um beijo simone

Deixe seu recado

Todo o conteúdo do Portal Inana não têm como objetivo ser um conselho médico ou substituto ao tratamento julgado adequado pelo seu médico.
O objetivo do Inana é disseminar informação e possibilitar trocas de experiências.
Orientamos que todas as decisões referentes ao tratamento sejam tomadas pela paciente e por seus médicos.

| estúdio MAYA |