conteúdo cedido por

Direitos do Paciente Oncológico

Bernadete da Silveira Bonazzi, Assistente Social

27 de janeiro de 2010

Um dos papéis do Assistente Social que assiste aos pacientes oncológicos é a orientação básica, o estímulo e o seu encaminhamento às diferentes Instituições Públicas para o acesso aos direitos. Várias são as questões surgidas e que permeiam a vida do paciente a partir do diagnóstico e tratamento.

As necessidades se apresentam a partir do enfrentamento e as dificuldades que o tratamento exigirá quer sejam “Os cuidados” como também os “recursos financeiros” para suprir as várias demandas: “o ir e vir” com constância para os tratamentos, o acesso às medicações, muitas vêzes de alto custo, a alimentação balanceada, tratamentos e cirurgias complementares e outros.

A legislação através da Constituição de 1988 veio ampliar alguns recursos e dessa forma minimizar as dificuldades do tempo do tratamento da patologia, promovendo “benefícios pontuais” conforme o estágio da doença e que permitarão ao paciente e família a busca a uma maior segurança e bem – estar revertendo em melhores resultados do tratamento.

Dentre os direitos:

Auxílio doença

É o benefício mensal a que tem direito o segurado, inscrito no regime geral de previdência social (INSS), quando fica incapaz para o trabalho (mesmo que temporariamente) em virtude de doença por mais de quinze dias consecutivos.

O doente de câncer tem direito a este benefício desde que fique impossibilitado de trabalhar para o seu sustento. Não há carência para o doente receber o benefício, desde que ele seja segurado do INSS. A incapacidade para o trabalho deve ser comprovada através de exame realizado pela perícia médica do INSS.

O auxílio-doença deixa de ser pago quando há recuperação da capacidade para o trabalho ou pela transformação em aposentadoria por invalidez.

Aposentadoria por invalidez

O doente de câncer pode solicitar a aposentadoria por invalidez desde que, seja considerado inapto para o trabalho. Não basta ter câncer.

O doente de câncer terá direito ao benefício, independentemente do pagamento de 12 (doze) contribuições, desde que tenha a qualidade de segurado, isto é, que seja inscrito no regime geral de previdência social (INSS).

Caso o segurado esteja recebendo o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez começará a ser paga a partir do dia imediato ao da cessação do auxílio-doença.

Para o segurado do INSS que não estiver recebendo auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez será paga a partir do 16º dia de afastamento da atividade ou a partir da data de entrada do requerimento, se entre o afastamento e a entrada do requerimento decorrer mais de trinta dias.

Para os demais segurados (trabalhadores autônomos) o benefício será pago a partir da data de entrada do requerimento, quando requerido após 30º dia do afastamento da atividade.

Veja bem este direito. Ele é muito importante, pois se o segurado necessitar de assistência permanente de outra pessoa, a critério da perícia médica, o valor da aposentadoria por invalidez será aumentado em 25% a partir da data de solicitação.

A relação de documentos e formulários estão disponíveis nas agências do INSS.

Para maiores informações ligue para 135 (Previdência Social) ou acesse o site: www.previdencia.gov.br

Assistência Permanente

Acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez do segurado do INSS.

O aposentado por invalidez que comprove por meio da perícia médica do INSS, a necessidade de assistência permanente de outra pessoa para viver, poderá obter o benefício.

Amparo assistencial ao idoso e ao deficiente

O portador de câncer com deficiência física, incapacitado para o trabalho, ou o idoso com idade mínima de 65 anos que não exerça atividade remunerada tem direito ao benefício.

Para pleitear esse benefício deverá procurar a agência da Previdência Social mais próxima de sua residência ou acessar o site www.previdencia.gov.br ou ligar para 135 para obter todas as informações necessárias.

Seguro de vida

Há planos de seguro que indenizam os segurados em casos de invalidez permanente total ou parcial. Há casos em que o câncer pode provocar deficiências físicas que se enquadram em invalidez permanente total ou parcial.

É interessante verificar junto à seguradora essas modalidades e informar – se sobre o procedimento e documentos exigidos para beneficiar – se do seguro.

Previdência Privada

Trata –se de um plano pago voluntariamente por qualquer pessoa às seguradoras ou instituições de previdência privada para garantir renda mensal e ou resgate total do dinheiro, depois de um período estabelecido pelo contrato.

Será beneficiado aquele que possui plano de previdência privada onde conste  a opção contratual para “Renda por Invalidez Permanente Total ou Parcial”

É necessario o laudo médico com informações referentes à doença e documentos a serem apresentados à seguradora.

Serviços de reabilitação profissional para o trabalhador com deficiencia

A Previdência Social oferece aos segurados incapacitados para o trabalho por doença ou acidente, os serviços de reabilitação ou readaptação profissional após alta médica e retorno ao trabalho.

Maiores informações sobre o benefício poderão ser obtidas pelo telefone 135  ou site: www.previdencia.gov.br

Andamento Judicial Prioritário

O portador de câncer tem o direito de solicitar agilidade nos processos judiciários em andamento. Em âmbito judicial o pedido deve ser feito pelo advogado que cuida do processo. O benefício será comprovado através de relatório médico e exame anatomopatológico.

Isenção de imposto de renda na aposentadoria

Os doentes de câncer estão isentos do imposto de renda relativo aos rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão, inclusive as complementações. Mesmo os rendimentos de aposentadoria ou pensão recebidos acumuladamente não sofrem tributação.

Para solicitar a isenção, o aposentado deve procurar o órgão competente, aquele que paga a aposentadoria (INSS, Prefeitura, Estado, etc) com requerimento e comprovar a doença mediante laudo pericial a ser emitido por serviço médico oficial da união, dos estados, do distrito federal e dos municípios, sendo fixado prazo de validade do laudo pericial, nos casos passíveis de controle.

Os documentos necessários e que devem ser juntados ao pedido de isenção são:

A)    Cópia do laudo histopatológico (biópsia)

B)   Atestado médico que contenha:

-       Cid – código internacional de doenças

-       Menção do decreto nº 3000 de 25/03/1999

-       Estágio clínico atual da doença e do paciente

-       Carimbo legível do médico com o nº do Conselho Regional de Medicina – CRM

NÃO TEM DIREITO A ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA OS PORTADORES DE CÂNCER QUE NÃO TENHAM SE APOSENTADO.

Isenção de ICMS. Na compra de veículos adaptados

ICMS. (imposto sobre circulação de mercadorias), trata-se de um imposto Estadual, portanto, cada Estado possui a sua própria legislação que regulamenta o imposto.

No Estado de São Paulo e no Distrito Federal na lei do ICMS Existe previsão expressa a respeito da isenção do imposto para os deficientes adquirirem seu carro.

Se no estado onde reside o deficiente físico não existir previsão legal de isenção, o inicio do caminho é procurar o governador, para que o mesmo envie à assembléia um projeto de lei de isenção de ICMS

Os documentos necessários para a solicitação de isenção de ICMS. Na aquisição de veículo são:

1) declaração expedida pelo vendedor do veículo na qual consiste:

A)    O nº do CIC ou CPF do comprador;

B)   Que o benefício será repassado ao doente;

C)   Que o veículo se destinará a uso exclusivo do doente, impossibilitado de utilizar modelo de carro comum por causa de sua deficiência.

2) original do laudo da perícia médica fornecido pelo departamento estadual de trânsito do estado de sua residência que ateste e especifique:

A)    A incapacidade do doente para dirigir veículo comum;

B)   A habilitação para dirigir veículo com características especiais;

C)   O tipo de deficiência, a adaptação necessária e a característica especial do veículo.

3) cópia autenticada da carteira da habilitação que especifique no verso as restrições referentes ao motorista e a adaptação realizada no veículo.

Para solicitar a declaração descrita acima, o doente deve entregar ao vendedor os seguintes documentos:

1)    Cópia autenticada do laudo fornecido pelo Detran;

2)    Documento que declare, sob as penas da lei, o destino do automóvel para uso exclusivo do doente, devido à impossibilidade de dirigir veículos comuns por causa de sua deficiência.

Isenção de IPI na compra de veículos adaptados

É um imposto federal sobre produtos industrializados. O doente de câncer tem o direito à isenção apenas quando este possui deficiência física nos membros superiores e inferiores, impossibilitando-o de dirigir veículos comuns.

De acordo com a lei nº 10.182 de 12 de fevereiro de 2001 (restaura a vigência da lei nº. 8.989 de 24 de fevereiro de 1995, que dispõe sobre a isenção do imposto sobre produtos industrializados. Na aquisição de automóveis destinados ao transporte autônomo de passageiros e ao uso de portadores de deficiência), para solicitar a isenção o doente deve:

1)    Obter junto ao departamento de trânsito do estado onde residem os seguintes documentos:

O laudo da perícia médica, atestando o tipo de deficiência física e a total incapacidade para conduzir veículos comuns, indicando o tipo de veículo, com as características especiais necessárias, que está apto a dirigir, de acordo com resolução do conselho nacional de trãnsito – Contran;

A carteira nacional de habilitação com a especificação do tipo de veículo, com suas características especiais, que está autorizado a dirigir, conforme o laudo de perícia médica, de acordo com resolução do Conselho Nacional de Trãnsito – Contran;

2)    Apresentar requerimento em três vias na unidade da secretaria da Receita Federal de sua jurisdição, dirigido à autoridade fiscal competente a que este se refere no artigo 6º, ao qual serão juntadas cópias autenticadas dos documentos da Receita Federal de inspetoria  de classe “A”, com jurisdição sobre o local onde reside o doente.

As duas primeiras vias permanecerão com o doente e a outra via será anexada ao processo. As vias do doente devem ser entregues ao distribuidor autorizado da seguinte forma:

A primeira via, com cópia do laudo de perícia médica, será remetida pelo distribuidor autorizado ao fabricante;

A segunda via permanecerá em poder do distribuidor. É importante que, na nota de venda do veículo, o vendedor faça a seguinte observação:

* isento do imposto sobre produtos industrializados – lei 8.989/95 – no caso do inciso I do art. 9º

* saída com suspensão do imposto sobre produtos industrializados – lei nº 8.989/95, no caso do inciso II do art. 9º.

3)    Não ter pendências junto à Receita Federal, relativas aos impostos federais, como por exemplo, imposto de renda.

Vale ressaltar que os veículos que podem ser adquiridos com isenção do IPI são:

  • Automóveis de passageiros;
  • Veículos de uso misto, de fabricação nacional e movidos a combustível de origem renovável.

O IPI incidirá normalmente sobre quaisquer acessórios opcionais que não constituam equipamentos originais do veículo adquirido. O benefício poderá ser utilizado uma vez, exceto se o veículo tiver sido adquirido há mais de três anos, caso em que o benefício poderá ser utilizado uma segunda vez.

Isenção de IPVA para veículos adaptados

O IPVA é um imposto estadual referente à propriedade de veículos automotores. Cada estado tem a sua própria legislação que regulamenta o imposto. Confira na lei do seu estado se existe a regulamentação sobre tal isenção, caso não haja o único caminho é procurar o governador, para que ele envie à assembléia um projeto de lei de isenção do IPVA

Para a concessão de isenção a veículos especialmente adaptados de propriedade de deficientes físicos, o interessado apresentará requerimento, acompanhado dos seguintes documentos:

1. Cópia do CPF;

2. Cópia do certificado de registro e licenciamento de veículo – CRLV

3.Cópia de registro de veículo;

4. Cópia do laudo de perícia médica fornecido exclusivamente pelo Detran, especificando o tipo de defeito físico e o tipo de veículo que o deficiente possa conduzir;

5. Cópia da carteira nacional de habilitação, onde conste a aptidão para dirigir veículos com adaptações especiais, discriminadas no laudo, no qual conste estar o interessado autorizado a dirigir veículo adaptado às suas condições físicas;

6. Cópia da nota fiscal referente às adaptações, de fábrica ou realizadas por empresa especializada, feitas no veículo, considerando-se adaptações as constantes na resolução nº 734 de 31 de julho de 1989, do conselho nacional de trânsito;

7. Na falta de nota fiscal referente às adaptações feitas no veículo, será apresentado laudo expedido por entidades de inspeção credenciadas pelo instituto nacional de metrologia, normalização e qualidade industrial – Inmetro, que ateste as adaptações efetuadas;

8. Declaração que não possui outro veículo com o benefício.

Se o doente teve veículo anterior com isenção deverá juntar cópia do comprovante de baixa de isenção do veículo anterior.

No caso de veículo novo deverá providenciar:

- Cópia da nota fiscal relativa à sua aquisição;

- Requerimento do registro nacional de veículos automotores – Renavam, com a etiqueta da placa do veículo.

Obs: Para que o paciente oncológico se enquadre no benefício de isenção de impostos na “compra do carro adaptado”, há de ser comprovado pela perícia médica do DETRAN mediante laudo médico e perícia, deficiência nos membros superiores ou inferiores desencadeada pela patologia.

Quitação do financiamento da casa própria

O doente com invalidez total e permanente, causada por acidente ou doença, possui o direito à quitação desde que esteja inapto para o trabalho e que a doença determinante da incapacidade tenha sido adquirida após a assinatura do contrato de compra do imóvel.

Quando se adquire uma casa financiada pelo sistema financeiro de habitação (SFH.), juntamente com as prestações mensais para quitar o financiamento, se paga um seguro destinado a quitar o imóvel, no caso de invalidez ou morte.

A quitação é proporcional com o que o doente entrou, se entrou com 100% da renda, o imóvel será totalmente quitado. Se na composição do financiamento contribuiu com 50%, terá quitado metade do imóvel e sua família terá de pagar apenas 50% restantes da prestação mensal.

Tratando-se de segurado aposentado por tempo de serviço ou não vinculado ao órgão previdenciário, a invalidez será comprovada por questionário específico respondido pelo médico do adquirente da casa e a perícia realizada e custeada pela seguradora.

Para caso de invalidez permanente, o banco ou a Cohab ou a Caixa ou o quem fez o financiamento, encaminhará à seguradora os seguintes documentos:

A) Aviso de sinistro de habitacional preenchido, inclusive com a data da relação de inclusão (RI) em que constou a última alteração contratual averbada antes do sinistro.

B) Declaração de invalidez permanente em impresso padrão da seguradora preenchida e assinada pelo órgão previdenciário para o qual contribua o segurado.

C) Carta de concessão da aposentadoria por invalidez permanente, emitida pelo órgão previdenciário.

D) Publicação da aposentadoria do diário oficial se for funcionário público.

E) Quadro nosológico, se o financiado for militar.

F) Comunicado do sinistro devidamente preenchido e assinado, com firma reconhecida do médico assistente do doente.

G) Contrato do financiamento.

H) Alterações contratuais se houver.

I) Declaração específica com indicação expressa da responsabilidade de cada financiado, o valor com que o doente entrou na composição da renda familiar para a compra da casa, se o contrato de financiamento não tiver de forma expressa.

J) Ficha de alteração de renda (FAR) se houver em vigor na data do sinistro.

K) Demonstrativo da evolução do saldo devedor.

L) Demonstrativo de pagamento de parcelas, ou planilha de evolução da dívida ou documento indicando o valor e a data da liberação.

Saque do FGTS

Todos os trabalhadores regidos pela CLT. (que têm carteira profissional assinada) a partir de 05/10/1988, têm direito ao FGTS. Antes dessa data esse direito era opcional.

Os trabalhadores rurais, os temporários, os avulsos e os atletas profissionais também têm direito ao FGTS.

Poderá realizar o saque do FGTS junto à Caixa Econômica Federal, o trabalhador portador de câncer ou o trabalhador que possuir um dependente com câncer que esteja registrado como dependente no INSS ou no imposto de renda.

Em caso de saque por câncer, o trabalhador poderá receber o saldo de todas as suas contas, inclusive a do atual contrato de trabalho. Nesta hipótese, o saque na conta poderá ser efetuado quantas vezes for solicitado pelo trabalhador, desde que este apresente os documentos necessários.

Os valores do FGTS deverão estar à disposição do requerente, para serem recebidos até 5 dias após a solicitação do saque. Os documentos necessários para a realização do saque são:

1) Carteira de trabalho (original e fotocópia)

2) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP

3) Cópia autenticada do laudo Histopatológico (biópsia)

4)  Atestado médico que contenha:

- Diagnóstico expresso da doença;

- CID – código internacional de doenças;

- Menção à lei nº 8922 de 25/07/1994;

-  Estágio clínico atual da doença do paciente;

- Carimbo legível do médico com o nº. do Conselho Regional de Medicina – CRM.

Saque do PIS/PASEP

O PIS pode ser retirado na Caixa Econômica Federal pelo trabalhador cadastrado que tiver neoplasia maligna (câncer) ou  trabalhador que possuir dependente doente de câncer.

Para fins de saque do PIS são considerados dependentes os inscritos como tal nos institutos de previdência social da união (INSS), dos estados e dos municípios, abrangendo as seguintes pessoas:

  • Cônjuge ou companheiro;
  • Filho de qualquer condição, menor ou inválido;
  • Irmão de qualquer condição, menor ou inválido;
  • Pessoa designada menor de 18 anos ou maior de 60 anos ou inválida;
  • Equiparados aos filhos: enteados, o menor sob guarda e o menor sob tutela judicial que não possua bens suficientes para o próprio sustento;
  • Os admitidos no regulamento do imposto de renda – pessoa física, abrangendo as seguintes pessoas:

- Cônjuge ou companheiro;

- Filha ou enteada solteira, separada ou viúva;

- Filho ou enteado quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho;

- Ao menor pobre, que o contribuinte crie ou eduque e do qual detenha a guarda judicial;

- O irmão, neto ou bisneto, sem arrimo dos pais, até 18 anos, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho;

- Os pais, avós e bisavós;

- Os incapazes, loucos, surdos e mudos que não possam expressar sua vontade e o pródigo, assim declarado judicialmente;

- Os filhos, enteados ou irmãos, ou netos, ou bisnetos, se cursando ensino superior, são admitidos como dependentes.

Os documentos necessários para solicitar o saque na CEF são:

A) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP

B) Carteira de trabalho

C) Documentos comprobatórios do motivo do saque

D) Atestado médico fornecido pelo médico que acompanha o tratamento do portador da doença.

Quanto ao PASEP o pedido do saque deve ser direcionado ao Banco do Brasil

Transporte gratuito

Todos os pacientes portadores de deficiência física têm o direito a transporte gratuito, como ônibus municipal e metro.

Decreto federal nº 8,899 de 29/07/1994.

Documentos necessários:

  • Relatório médico
  • RG do paciente e do acompanhante
  • Comprovante de residência

Esses benefícios são para pacientes com deficiência nas atividades da vida diária e com deficiências orgânicas como neoplasias malignas cardiopatias graves e nefropatias.

Cartão de estacionamento em vagas de deficiente físico (São Paulo)

É o cartão pessoal para colocar no veículo e estacionar em vagas reservadas a deficientes físicos.

Cartão nominal e intransferível para ser usado pelo paciente ou deficiente físico independente do veículo em que ele estiver.

Documentos necessários para obtenção do benefício:

- Formulário que deverá ser retirado no DSV – Departamento de Operações do sistema Viário e preenchido pelo médico que acompanha o paciente

- RG, CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Dispensa do rodízio de automóveis – São Paulo – SP

É necessário o cadastramento de automóveis para portadores de câncer, deficiente físico ou condutores.

Documentos necessários:

- Formulário específico a ser retirado no DSV ou pelo site: www.cetsp.com.br, que deve ser preenchido e assinado pelo condutor e pelo paciente (ou seu representante legal, mediante procuração),

- Cópia simples do certificado de propriedade do veículo,

- Cópias dos RGS do condutor ou do deficiente (quando for o caso),

- Cópia simples da carteira nacional de habilitação – CNH,

- Laudo médico contendo nome e CRM do médico, comprovando a deficiência com o CID,

Entrega dos documentos: DSV – Autorizações Especiais: Rua Sumidouro 740 – térreo – Pinheiros – São Paulo CEP 05428 – 010

Cirurgia plástica reparadora para câncer de mama

Lei nº 10.223 de 15/01/2001

Por intermédio dessa lei, a paciente de câncer de mama que tenha passado por mastectomia, poderá requerer junto ao serviço público de saúde, a cirurgia plástica reparadora. Para obtenção de maiores informações consulte maiores detalhes e informações na leitura da lei na íntegra.

Direito ao acesso dos dados do serviço médico

O doente e seus familiares têm direito de acesso a todas as informações existentes sobre ele em cadastros, exames, fichas, registros, prontuários médicos, relatórios de cirurgia, enfim, todos os dados referentes ao paciente e à doença.

Documentos

Os atestados, laudos médicos, resultados de exames de laboratórios, biópsias e outros são extremamente importantes, pois servirão para instruir todos os pedidos e conseguir valer os seus direitos.

Tire cópia de todos os documentos e autentique-os no cartório, guardando os originais em lugar seguro.

Todo requerimento ou pedido deve ser feito em duas vias, para se obter recibo de entrega na cópia. Exija sempre o protocolo de entrega com data e assinatura, e guarde bem essa via. Os prazos começam sempre a contar dessa data.

É importante ressaltar que os laudos médicos emitidos para finalidade dos benefícios emanados da Legislação, tem validade de 30 (trinta) dias da data da emissão.

Bernadete da Silveira Bonazzi, Assistente Social

Bacharel em Serviço Social pela Universidade FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. Vivência e capacitação profissionais nas áreas de Serviço Social do Trabalho e Benefícios e Serviço Social Oncológico. Assistência aos pacientes oncológicos e família na orientação e encaminhamento às Instituições Públicas e Privadas em busca dos benefícios (provenientes da Legislação Brasileira), que reverterão em garantia da segurança , bem estar e melhoria na qualidade de vida do paciente no período do tratamento da patologia. Realização de palestras com abordagem dos Direitos do Paciente Oncológico. Trabalho social voluntário no Depto de Pediatria do Hospital do Câncer A.C. Camargo. Coordenadora do Serviço Social do IPC - Instituto Paulista de Cancerologia.

151 comentários para “Direitos do Paciente Oncológico”

  1. Edite Tavares disse...

    Parabéns Bernadete, seria ótimo se tivéssemos mais profissionais assim como você.
    Um abraço.

  2. Francisco José de Barros disse...

    Adorei as unformações. Acho que quem é portador de doença(cancer) ou tem qualquer outra deficiência física deve procurar seus direitos. O que acontece no Brasil é que os mais de 16 milhõis de deficientes ainda não têm conhecimentos sobre o assinto e, quando tem fica preso na burocracla do estado.
    Valei muito. Memo tendo paralisia infatil há mais de 47 anos é a primeira vez que vou reinvindicar meus direitos. Tenho também cancer no estomago.

  3. Rosângela C. Ferreira disse...

    Fui aposentada após um câncer de intestino. Tenho direito à gratuidade de justiça?

  4. Adonias disse...

    O cônjuge acompanhante da portadora de C.A, pode requerer atestado médico para não configurar falta ao serviço?
    Tem direito a remuneração mensal?

  5. Edvaldo Câncio de Sousa disse...

    Estou em tratamento de câncer foi retirado o estomago, estou recebendo beneficio da Previdência Social, já vai fazer um ano, gostaria de saber se tenho direito a Aposentadoria por Invalidez?

    Grato,
    Edvaldo

  6. Andresa Lopes disse...

    Boa noite,minha adquiriu o neoplasia de mama há 02 meses,já fez o quadrante e agora esta fazendo quimio.Ela não trabalha há mais de 08 anos com carteira assinada.Gostaria de saber se a minha mãe tem direito ao PIS?E quanto a casa própria é financiada, porém meu paga por ela,a nossa família tem alguma direito quanto a quitação ou diminuição da parcela? Aguardo sua resposta.Grata.Andresa

  7. Vanderlei disse...

    Cara Bernadete
    Muito bonito ver que ainda existem pessoas que se preocupam com pessoas, parabéns
    Ficarei muito grato sobre qualquer orientação e/ou comentário
    Tomo a liberdade de solicitar eventuais orientações sobre:
    Tenho 55 anos de idade
    Contribui e contribuo a mais de 35 anos de previdência social INSS
    Não sou funcionário público
    Realizei contagem no INSS e poderia me aposentar mas o fator previdenciário TOMA 50% do valor a que teria direito
    Infelizmente descobrimos que sou portador de câncer de próstata e estou passando por tratamentos como radioterapia e outros,
    A pergunta é: Posso me aposentar integralmente e como ficaria a expectativa de vida do fator previdenciário?
    O portador de câncer ainda passa por medição de expectativa de vida?
    Como seria isto?

  8. EliasAugusto Cirilo disse...

    Estou em tratamento de cancer desde de28/07/2008 e na cirugia , foi retirado meu estomago ,meu baço , e estou recebendo beneficio á dois anos e quatro meses e até hoje (03/11/2010)não consigo me alimentar a não ser com alimentos liquidos, não consigo me alimentar com solidos devido a cirugia(CA GÁSTRICO) Fuisubmetido a esofagectomia distal+gastrectomia total+linadenectomia D2 +omento+lindonodos de hilo hépatico.Paciente estadiado como PT3pN3-IV fiz quimio adjuvante com CDDP+FU. Gostaria se tenho direito a aposentadoria

  9. Elaine disse...

    Olá Bernadete, meu pai fez cirurgia de prostata em 2008, e só agora ficou sabendo que tem direito a isenção de IPVA e outros impostos, além de poder comprar carro 30% mais barato, você confirma isto.
    Qual orgão ele deve procurar no caso de ser verdade, e quais documentos levar?
    Aguardo sua resposta.

  10. CarmenFabriRibeiro disse...

    Passei por uma cirurgia 20-07-2010 de mama direita e foi retirada estou com um espansor,o hospital acoselhou que pagase o carne auxilio a doença,comesei apagar em janeiro-2010 passei no inss e estou como inpocibilitada de trabalhar ate em janeiro,mas trabalhava como faxineira não registava, como não pudi ir mais fique sem o serviço
    mas o medico do hospital desse que tenho que fazer outra cirurgia daqui 6 a 8 meses porque tenho 6 meses pra fazer a quimio e a radio, e eu não posso levantar o braço direito tenho 60anos o que de fazer desde já muito obrigados….Bertioga SP

  11. Márcio Alves Santos disse...

    Tenho uma pequena propriedade rural legalizada e desejo comprar um veículo novo.Pergunto:Existe álgum benefício fiscal ou desconto na compra desse veículo 0Km?Sou sergipano e moro no interior do estado.

  12. ilza disse...

    Meu irmao faleceu de leucemia no dia 23 de novembro de 2010 e estava recebendo seu beneficio menor que se u salario, e agora ele deixou a esposa e 4 filhos menores, por gentileza vc pode nos orientar todos os diretos que ele tem junto a empresa(RESCISSAO) PIS, se tem outros beneficios e se o pagamento será de seu salário integral

    Muito obrigado pela atencão dispensada,

    ilza piffer

  13. Marcio disse...

    Fiz cirurgia com extração radical da próstata em março de 2007 , que isenção de Impostos eu tenho direito? IPVA , IR , ICMS , IPI , etc..
    Que lei ( s )( número, data , se é federal,estadual ou municipal?) me dá o direito de comprar um carro novo com 30 a 40 % de desconto?
    Atenciosamente,
    Marcio Aronovich

  14. CarmenFabriRibeiro disse...

    Ola tudo com vc;passei um email pra vc em 16-11-2010,falando da minha cirurgia de mama mandarão a resposta ,vc me pergunta se eu ja contribui antes , sim tenho43 meses pago devo ir ao inss desde já muito obrigada bertioga SP

  15. solange s disse...

    sou portadora de LMC há + de 7 anos gostaria de saber se tenho direito ao pis estou desempregada desde 2001/tbm quero saber se eu me encaixo como PNE(portadores de necessidades especiais)obrigada

  16. ana paula marinho senra disse...

    sou doente oncologica desde janeiro de 2009 me foi descoberto que estava com cancro da mama fez biopsia a 22 de setembro na qual dizia que era cancro maligno invasivo pois associei a minha doença ao meu seguro vida do credito a habitaçao e que por acaso ja me disseram que irao porceguir a quitaçao do emprestimo e devolver premios por favor me digam o que e que eles vao devolver de premios sei que o emprestimo sera pogo na totalidade mas os permios e o que e desde quando e que sao devolvidos os premios ou seja se serao pagos todos os premios desde que me foi diagnosticado o cancro me ajudem a perceber pk nao estou a entender esto muito obrigado

  17. vera imaculada da silva disse...

    MEU MARIDO SR. CLAUDIONOR SILVA, RETIROU UM LÓBULO DO PULMÃO LADO ESQUERDO POR MOTIVO DE NÓDULO MALIGNO, EM JULHO DE 2010. ELE QUER ADQUIRIR UM VEÍCULO E QUEREMOS SABER SE ELE TEM DIREITO DE ADQUIRIR COM OS DESCONTOS DE ICMS E IPI. ASSIM COMO A ISENÇÃO DE IPVA DO VEÍCULO A SER ADQUIRIDO. OBRIGADA. AGUARDO RESPOSTA.

  18. JAIR VIEIRA TORRES disse...

    Sou portador de carcinoma e melanoma no corpo, principalmente pernas e braços.Já fiz mais de 25 cirurgias. Tenho 75 anos e sou aposentado por tempo de serviço. Nada recebo por conta de cancer. Gostaria de saber quais os beneficios que tenho estando nessas condições.
    Obrigado.
    Jair Torres

  19. MARIA disse...

    meu esposo é portador de LMC,a 2 anos temos um apartamento financiado pela caixa economica sou funcionaria publica e o desconto é no meu contra cheque, quero saber se tenho direito a solicitar a quitação por motivo do cancer do conjuge.

  20. Gustavo disse...

    Boa tarde!
    Retirei o estômago total por conta de uma neoplasia malígna e faço tratamento com quimioterapia.
    Gostaria de saber se tenho isenção dos Impostos na compra de um veículo zero quilômetro. Muito obrigado.

  21. Hérlen disse...

    Cara,
    atualmente sou acadêmica de Serviço Social em um hospital que trata cancêr infantil. Alguns dias, estou inquieta com um problema, que de certa maneira é geral, que é a condição de pais de crianças oncológicas não poderem afastarem do trabalho, ou melhor, não receberem atestado por acompanhar seus filhos (as) no tratamento. Ou seja, pais que querem acompanhar o tratamento de seu filho(a) não recebem nenhuma garantia de direito para tal, ficando a mercê das empresas, que na sua maioria, dispensam estes pais, dificultando ainda mais o orçamento para continuídade do tratamento… Tem algum direito em que estes pais possam se calçar para conseguirem, mais tranquilamente, continuar acompanhando o seu filho(a), afinal de contas, que pai ou mãe consegue trabalhar sabendo que seu filho está só em uma cama de hospital,tratando de câncer? Atenciosamente.

  22. regiane disse...

    Então tenho um protesto no meu nome e sou portadora de cancer de mama ja operei mais enfim faço todos os tratamentos ainda , dai gostaria de saber se tenho algum desconto nesse caso . pq preciso regularizar meu nome para poder ter um conforto melhor ;; obrigada REgiane

  23. idevaldo f.forte disse...

    minha esposa, tem cancer de mamã; ela é minha dependente, eu tenho direito de requerer isenção do imposto de renda; qual é a lei ou decreto que ampara.

  24. Algumas Informaçoes disse...

    Tive uma neoplasia maligna na Bexiga mas na epoca não estava na qualidade de assegurado logo apos a operação comecei a recolher novamente a Contribuição do INSS só que passados 14 meses de contribuição o meu medico proibiu que eu lide com a substancia quimica Cloro porque sou tratador de piscina .Ele me disse que apresenta risco de recidiva da doença por isto permaneço em controle com exames rotineiros visando o diagnostico precose.Deve evitar a exposição como cloro,podendo facilitar como provocar aparecimento de minha neoplasia.Além disto em exames de rotinas para avaliação da prostata com aumento no PSA iniciando investigação urológica devendo realizar biopsia para diagnostico .Já fiz a Ultra SonoGrafia Retal e realmente comprovou o aumento na prostata .
    Gostaria de saber se tenho direito a auxilio doença uma vez que ,devido o aumento da prostata esta me incomodando muito por ter dificuldades de urinar ,sinto dores, e urina sem controle .
    Além disto tb sou diabetico e usuario de Insulina .
    Aguardo respostas

  25. Gilvani disse...

    Minha Vó tem 88 anos e a mesma é portadora de CA (colo de útero) e recentemente metastase (pulmão), é cadeirante (porque não consegue mais se mover) e vive o dia inteiro sob a cama. Ela precisa se deslocar para outra Cidade para realizar tratamento/realizar exames e não temos ajuda da prefeitura local (carro/gasolina, etc). Estou pensando em comprar um carro para ela. Será que a sindrome a mesma tem algum desconto na compra de um carro O KM??

  26. Rovena disse...

    Bom dia Bernadete! Meu marido é portador de Mieloma Multiplo a oito meses e em 31 de dezembro de 2010 passou por um transplante de medula autologo,temos um financiamento na Caixa Econômica que está no nome dele e gostariamos de saber se temos o direito da quitação, pois como se sabe mesmo com o tranplante o mieloma é uma doença rara e incurável apenas tem tratamento, ele já é aposentado por tempo de serviço.
    Att: Rovena Marin

  27. Jose Fabiano disse...

    Ola, Bernadete. em primeiro lugar gostaria de parabeniza-la pelo trabalho que desenvolve.
    Doutora, estou com uma dúvida, que talvez voce possa esclarecer e/ se possivel até me enviar algum material que possa me orientar. Vamos lá, com relaçao ao a quitaçao do financiamento da casa própria – SFH, esse beneficio se estende a uma pessoa que tem um filho de 4 anos com câncer ?
    tenho uma colega, que possui um financiamento, e seu filho menor e dependente totalmente dela, teve cancer. desde que descoberta a doença sua vida foi bem tumultuada, inclusive a parte financeira.
    Voce pode me dizer se existe alguma possibilidade dessa colega ter esse beneficio ? atenciosamente José.

  28. sueli correia disse...

    Muito bom!!!
    São milhares de pessoas acometidas pelo cancer e desconhece o que a lei lhe acoberta,
    Parabéns

  29. antonio disse...

    boa noite bernardete.estou fasendo tratamento de cancer de prostata no AC CAMARGO.Com certesa estou tratando em um dos melhores hospitais do mundo com pesssoas muito bem treinadas e educadas quer na recpisao ou os medicos com qualquer pessoa que la chega para tratamento.Lendo seu artigo vi que tenho direito a compra de carro com isencoes de impostos gostaria de saber como proceder para tal.Muito obrigado.

  30. Eliana disse...

    Minha tia é aposentada por tempo de serviço recebe um salario minimo, ela tem cancêr na base da lingua faz uso de gastrotomia e traqueotomia ela é totalmente dependente de outra pessoa,gostaria de saber se ela tem direito de receber o acressimo de 25% no seu salario por favor me esclareca obrigada.

  31. Fernanda disse...

    Meu filho tem leucemia e não posso trabalhar para acompanhá-lo no tratamento. Fui demitida pois tive que mudar de cidade. Tenho direito a algum beneficio do INSS?

  32. Mafalda dos Santos disse...

    Olá Bernadete, sou paciente de câncer desde 23/07/2010, por punção feita no Hop.do Servidor Público Municipal pelo Mastologista Dr. Gonçalo, mas só consegui o relatório medico exirgido pelo INSS, conforme modelo deles, no Instituto do Cãncer , pois lá me foi feita a biópia em setembro, e a cirurgia em 13/01/2011, mas so pude levar ao INSS, e abril/ 2011, isto é comecei ser insenta do imposto de renda na minha pensão apartir de maio de 2011, a pergunta é: não deveria ser feita a insenção a partir de quando foi diagnosticado a minha doença em setembro?

  33. claudio disse...

    Bom dia minha esposa esta com cancer no seio e na coluna e tenho um financiamento tenho algum direito para quitação pois não estou conseguindo trabalhar por estar levando ela um dia sim um não ao medico e a quimiuterapia e radioteraia pode me ajudar …

    claudio cordeiro
    07.07.2011

  34. Geraldo disse...

    minha esposa passou por uma cirurgia de estomago e voi constatado cancer de estomago mais eles não poderam fazer nada,porque ja estava tomado,e alguns orgão ja esta com neoplasia,gostaria de saber quais são os direitos dela,meu muito obrigado.

  35. Regiane Paula disse...

    Sou portadora de neoplasia maligna da mama, fiz cirurgia de quadrante e esvaziamento de axila, gostaria de saber quais são os meus direitos, não trabalho com carteira assinada a 9 anos, e o Inss, negou o beneficio de auxilio doença, alegando que meu esposo ganhava o suficiente para meu sustento, agora meus esposo me largou, e nos divorciamos, gostaria de saber se posso requerir novamente o beneficio, e se posso comprar por exemplo um carro com isenção de impostos. dede já agradeço e aguardo uma resposta o mais breve possível.

  36. Angelica Santos de Oliveira disse...

    Angelica tenho cancer gastrico, e estou tendo muita dificudade financeira , como pagar divida de cartao de credito e emprestomosque eram pagos rigorosamente antes da doença. algumas empresas estão me prasessando pela não quitação da divida , não sei o que fazer me ajude Agelica Santos 07.08.2011

  37. Patricia Carmo disse...

    Preciso saber se o portador de cancer têm gratuidade de justiça, ou seja, se não paga as custas dos processos judiciais?

  38. ginaldo disse...

    estou em tratamento de cancer ha um ano quando foi retrado o estomago quero saber se tenho direito a aposentadoria.

  39. Eliane Neres disse...

    Bom dia Bernadete!!!!!

    Gostaria de saber se eu posso sacar todo o meu PIS para ajudar no tratamento de cancer da minha irmã Luciene que hoje esta com 42 anos. Atualmente ela esta morando com minha irmã mais velha que já cuida da nossa mãe viúva de 86 anos portadora de diabetes avançada (insulina mais comprimidos diáriamente), e se eu conseguir sacar o PIS, será de grande ajuda para custear parte dos tratamentos.

    Luciene, após o diagnóstico do cancer, passou por sessões de quimioterapia e já fez a mastectomia da mama direita com retirada também dos glanglios da axila estendendo-se até o braço. Atualmente ela esta fazendo radioterapia e quando terminar, tera que fazer novamente mais sessões de quimioterapia.

    Preciso saber se eu posso junto a CEF sacar o meu PIS para ajudá-la na continuidade do seu tratamento, mesmo ela não sendo minha dependetente..

    Tenho carteira assinada desde 1979, e tenho uma quantia consideravél no PIS para a urgência atual.

    Agradeço desde já, ficando no aguardo de suas notícias.

    Cordialmente,
    Eliane Neres

  40. ivanise barbosa dos santos disse...

    ola,bernadete tudo bem é um prazer compartilha esse problema por que
    minha filha tem leucemia, e parei de trabalhar para cuidar dela tenho mas dois de menor o salario que ela ganha e muito pouco para o tratamento dela e para despesa oq faço
    e que direito tenho.
    nâo tenho casa propia e minha cituação não e boa qual os direitos
    sobre uma ajuda financeira
    para mim poder cuidar dela até que eu possa trabalhar e voltar a viver por que depois dela nâo consigo por a vida pra frente muito obrigada fico agradecida se poder mim ajudar.

  41. valdemir disse...

    sou portador de melanoma maligno metastico,ja fiz duas cirugias no peito e um esvaziamento axilar radical,estou em tratamento ha 3 meses.sou policial militar da paraiba queria saber se tenho direito a aposentadoria.

  42. Célia Regina disse...

    Ola

    Estou te escrevendo,porque estou em tratamento de cancer de mama há dois anos,Sou funcionaria pública porisso não tenho direito ao INSS,e por estar em tratamento meu salario,que uma boa parte é de gratificações diminuiu muito,porque as mesma estam sendo descontadas:Porem me disseram e já vi em algum site,que em caso de paciente com doença grave não ha descontos da gratificações entrei em contato com a chefia e me disseram para levar o artigo a respeito para que se possa fazer a correção,mas não estou conseguindo encontrar
    Obrigada

  43. MAYSA disse...

    BOA NOITE

    DESCOBRI HÁ POUCO QUE TENHO LMC. GOSTARIA DE SABER SE POSSO RETIRAR MEU FGTS . OBRIGADA…..

  44. alecxandra disse...

    bernardete gstaria de uma informação, meu pai descobriu que esta com cancer na cabeça, fez cirurgia e perdeu a fala e alguns sentidos, ele adquiriu a uns 6 meses um financiamento de um veiculo, há algo na lei onde fala que esse financiamneto possa ser quitado.

  45. angelita chirillo disse...

    meu esposo está co cancer de laringe e metastase no figado e o nosso carro está no meu nome temos direito de isenção de ipva,usamos muito o carro para tratamnento.

  46. Karla Adriana disse...

    Olá Bernadete, sou portadora de neoplasia maligna, fui submetida à histerectomia radical e como consequencia dessa cirurgia adquiri hérnia discal; fiquei limitada pra alguns movimentos e estou tentando tirar minha habilitação que também não estou dando conta da baliza, portanto é muito difícil as pessoas esclarecer minhas dúvidas, gostaria de saber sobre meus direitos. Obrigada!

  47. paulo loureiro disse...

    Boa noite,parabéns é puco. DEUS continue te abençoando e ajudandos os que pouco tem esse canal de infomação e orientação, por favor como obter as respostas dos amigos acima porque minha dúvida se parece ou até identica-se com algumas acima ou por favor me responda, hoje c/ 55 anos e 30 de previdencia não estava em meus planos paralização, porém gostaria de saber o que fazer para requerer minha aposentadoria Tenho direito?
    Obrigado.
    Paulo Loureiro

  48. Lindomar F. da Silva disse...

    Olá Bernadete, meu sogro terminou um tratamento de radioterapia recente, ele já é aposentado. Ele tem algum direito sobre o este beneficio do INSS? Aguardo ansioso! Um abraço.

  49. zulma carvalho medeiros de faria disse...

    Ola dra bernadete, tudo na sta paz ? Gostaria que me orientasse com algumas duvida: meu esposo e aposentaDO HA 4 ANOS PELA USIMINAS. PRESTOU SERVIÇO EM MACAPA EM UMA MINERADORA POR 8 MESES, MANDOU CURRICULOS PARA DIVERSAS EMPRESAS E ESTAVA AGURDANDO CHAMADO.DE 4 MESES PARA CA EMAGRECEU 20 KG. FEZ UM ULTRASOM ABDOMINAL E O BAÇO E FIGADO APARECEU MTO GRANDE. FOI A UM HEPATOLOGISTA E ELE SOLICITOU 26 TIPOS DE EXAMES DE SANGUE E 6 DE FEZES, LODO EM SEGUIDA PEDIU UM TOMOGRAFIA ABDOMINAL, E NAO FICANDO SATISFEITO COM OS RESULTADOS PEDIU UMA REESSONANCIA Abdominal, que qdo viu os resultados mandou imediatamente para o cirurgiao.o baço estava necrosado e com linfomas.operou, o baço pesaando l.l55gramas, na biopsia deu neoplasia linfoide maligna de grandes celulase crescimento difuso com frequentes areas de necrose acometendo o baço, hilio esplenico e areaS DE NECROSE ACOMETENDO LINFONADO DA ARTERIA ESPLENICA.AGORA O ONCOLOGISTA PEDIU UM EXAME PET CT SCAN PARA VER E MARCAR A QUIMIOTERAPIA.MINHA PERGUNTA E :QUAIS SAO OS TIPOS DE ASSISTENCIA QUE ELE TEM DIREITO. TEMOS UM APTO FINANCIADO PELA CX ECONOMICA ,ELE, TEM DIREITO EM ALGUMA COISA COM RELAÇAO A ESSA DIVIDA ? ELE TEM ALGUM DIREITO A MAIS NO INSS ? TEM ALGUM SEGURO A RECORRER ? CASA, CARRO ETC. ELE TEM UM SEGURO QUE PAGA PELA EMPRESA QUE ELE APOSENTOU, NA VERDADE PRECISO DE SUA ORIENTAÇAO A TODOS OS DIREITOS. QUE JESUS TE ABENÇOE POR ONDE COLOCAR AS PLANTAS DE SEUS PES ! ABRAÇOS .ZULMA,

  50. luceni oliveira disse...

    olá! minha mãe tem cancer no pancreas com metafase no figado,foi submetida a uma cirurgia para desvio do bile.bem ela é aposentada por idade e recebe um pensão,gostaria de saber se ela tem direito a algum beneficio.beijos

  51. geni barbosa nespoli disse...

    passei por tres cirurgias ; mama pulmao direito e pulmao esquerdo todos constataram neoplasia 4 meses de cirurgia de pulmao esquerdo no momento posso comprar um carro em meu nome mas nao dirijo tenho sempre alguem para dirigir para mim quais meus direitos nessa compra ,tem que ser carro zero kmt me envie por meu email por favor meus direitos obrigado.

  52. uiara souza da cruz disse...

    Meu marido estar com câncer de figado já fez cirurgia e retirando a lesão. e vai começar a quimo, e estamos tendo muita dificudade financeira , como pagar divida de cartao de credito e emprestemos que eram pagos rigorosamente antes da doença, só que os cartões são 2 financeira no total o valor estar em 9.000,mais ele ficar pagando um pouco de cada,eu já falei que ele entre em contado para ver se este debito e pago e se sendo portado de câncer terá acordo não sei o que fazer me ajude. aguardo resposta. uiara

  53. neide disse...

    gostaria de saber se tem direito de aposentadoria por invalidez ha quase 2 anos faço tratamento de cancer de mama fiz mastequitomia radical foi retirado 13 lifonodos tenho muita dor no braço e domençia as vez fica repuxando pareçe que tem um fio puxando .a minha profissao aj.de cozinha

  54. ANDREA OLIVEIRA disse...

    olá gostaria muito de obter uma informação, meu cunhado faleceu com cancer (LEUCEMIA), gostaria de saber se minha irma e meu sobrinho tem algum direito de pensao ou alguma ajuda do governo?

  55. Romero Mota disse...

    Parabens sra. Bernadete,suas informações são bem claras,seria muito bom se todos nós(no meu caso) tivessemos essas informações bem no inicio dos problemas quando enfretamos.Hoje tenho um amigo que está com um problema grave,e espero puder ajudá-lo em todos os direitos que ele têm dentro da Lei,e vou requerer alguns dos meus que até hoje não tinha informação.
    Muitissimo obrigado!

  56. MAYSA disse...

    BOM DIA!!
    SOFRO DE LMC. SOU APOSENTADA PELO ESTADO(RJ) E TRABALHO EM UMA FIRMA PARTICULAR, TERCEIRIZADA PELA PREFEITURA DE MINHA CIDADE. PAGO TODO ANO E TB SOU DESCONTADA PELOS 2 LADOS. GOSTARIA DE SABER SE POSSO REQUERE ALGUMA ISENÇÃO.. OBRIGADA

  57. carolina disse...

    Olá meu nome é Carolina sou portadora de LMC gostaria de saber se tenho direito a quitação do meu imovel que foi adquirido antes do diagnostico
    Obrigada

  58. neide disse...

    obrigada por mem responde .vou procura sim meus direito

  59. Michelle disse...

    Olá, gostaria de saber se a família consegue algum auxilio para um adolescente que teve cancer aos 13 anos, segue com acompanhamento, possui deficit cognitivo desorganização de base, temos vários laudos médicos para comprovar, passou por varias dificuldades na aula, inclusive bulling, agora parou de estudar. Falta o 2 grau. Será que consigo alguma ajuda para pg o supletivo?
    Minha mãe não trabalha e meu pai teve traumatismo craniano. Você pode me ajudar?
    Grata,
    Michelle

  60. Rafaela disse...

    Olá Bernardete!

    Tenho um amigo que está acompanhando seu filho menor de idade no tratamento de cancer e gostaria de saber se ele possui direito a algum beneficio pela Previdência Social ou pela empresa em qual está registrado.
    Neste caso, a empresa pode demití-lo?

  61. Roberto Monteiro disse...

    Tenho 32 anos e sete meses de contribuição,e estou com 4 anos em auxilio doença, estou fazendo ntratamento de cancer de bexiga aplicação de BCG após ter tirado pela segunda vez um tumor, estou com 60 anos de idade, gostaria de saber como pedir aposentadoria por invalidez , e pedir agilidade em um processo juridico contra aprevidencia social onde não aceitou uma empresa com dois anos de contribuição quando trabalhei dos 14 aos 16 anos e perdi a carteira profissionale foi registrada em uma segunda via.
    verifiquei o processo a empresa ainda em atividade enviou uma copia de entrada e saida conforme pedido do juiz, mas até o momento está concluso para despacho.

  62. juliana teixeira de carvalho disse...

    o meu pai tem cancer maligno grau 2 ele vai se aposentar com 65 anos por tempo de comtribuiçao no momento a idade dele é 64 anos ja posso dar entada para ele receber.

  63. Mariza Aparecida Giaqueta disse...

    Estou em tratamento de melanoma de coroide a dois anos.Sou funcionaria pulica e já completei o tempo de serviço para aposentadoria.Tenho direito de pedir apressamento em função câncer, pois o processo de aposentadoria na previdência estadual de São Saulo, esta demorando até oito meses para publicação? E após a aposentadoria tenho direito de deixar de contribuir com o imposto de renda? Se tenho direito, qual o procedimento,em que momento devo enviar os documentos comprobatórios?

  64. gilza disse...

    sou portadoro de cancer de mana,sou acricultoura e nao tive direito ao beneficio e nem ao auxilio doença, a quem devo procurar.um abraçog

  65. margarida disse...

    Estou a 1ano e 4meses em tratamemto de câncer de estomago, fiz uma gastrectomia parcial e 26 sessoes de radioterapia,trabalho como servidor municipal,estou afastada sem previsão de alta pelo FUMPREVE,gostaria de saber se tenho direitos iguais o do INSS,se posso sacar o meu PIS, se tenho direito a aposentadoria por invalides e a reduçao de impostos.
    Tenho 46 anos,16anos pago de INSS e 9 de FUMPREVE,se tenho como devo proceder?
    Obrigado e deveria der mais pessoas especialisadas e comprometida com a profissão como vc.Um abraço

  66. Aparecida Nunes Quintão disse...

    Olá, Boa Tarde.

    Gostaria de saber se paciente com CA de Útero tem desconto na compra de
    automóveis 0KM.

    Aguardo Resposta
    Obrigada

  67. Elizabeth disse...

    Bom dia Bernadete!
    Tive um câncer no colo do útero em setembro e fiz uma retirada radical e fiquei curada.
    Hoje me encontro com dois câncer na mama esquerda já biopsia,(carcenoma ductal invasivo) e um nódulo na mama direita que terei que fazer uma retirada total da mama esquerda e um pedaço da mama direita;Estou encostada e recebendo pelo inss. A unica coisa que ainda recebo da empresa é o plano de saúde e o tiket alimentação, mais esse mês de novembro foi o ultimo mês que recebi o tickt. Gostaria de saber se mediante esse problemas que estou passando a empresa deve continuar me dando o tickter alimentação.
    AGUARDO RESPOSTA E JÁ FICO MUITO GRATA.OBRIGADO.

  68. elaine disse...

    Boa tarde!!!

    Olá,meu esposo tem LMC gostaria de saber se ele tem direito de aposentar,ele estar de auxilio doença,só que foi liberado 02 meses pela pericia do inss.

  69. bibliana disse...

    parabens…
    gostaria de saber se consigo recolher imposto, de um agricultor rural que emitia nota fiscal dos produtos vendidos, que já morreu de cancer?
    queria saber pois ele pagava impostos dessa nota..
    att…
    bibliana

  70. zilmar soares de oliveira silva disse...

    A filha acompanhante da portadora de C.A, pode requerer atestado médico para não configurar falta ao serviço?

  71. zilmar soares de oliveira silva disse...

    Quero saber se minha mae tem direito algum benéficio,pois ela tem 74 anos e recebe dois beneficios:pensao e aposentadoria por idade. ela amputou a perna esquerda.

  72. zilmar soares de oliveira silva disse...

    fiquei sabendo além dos impostos o portador de C.A pode comprar carro 30% mais barato, você confirma isto.
    Qual orgão ele deve procurar no caso de ser verdade, e quais documentos levar?
    Aguardo sua resposta.

  73. cristina disse...

    Olá Bernadete, eu tive cancer de mama e realizei a mastectomia da mama direita. Minha filha faz faculdade de Fisioterapia, e gostaria de saber se ela pode adquirir algun desconto na mensalidade por conta do meu cancer de mama?

    obrigada

  74. fabiane disse...

    Eu descobrie que tenho cancer de mama, maliguino e fis o quadrante da mama e ainda vou passar pelo tratamento, estou a quatro anos sem registro em carteira e gostaria de saber se tenho direito a algum beneficio, por favor me ajude. Muito obrigada…

  75. Isaias Liborio Soares disse...

    Sou estudante universitario finalista em uma instituição de ensino superior (ULBRA)na cidade de Santarém no Estado do Pará por motivo do tratamento do (CA de Prostata)tive que parar os meus estudos porem só não parei de pagar as mensalidades agora no ano que vem pretendo retonar os meus estudos, o que devo fazer? quais são os meus direitos? por favor oriente-me

  76. simone suzart disse...

    eu me chamo simone tenho 31 anos,eu fiz uma cirurgiã de estomago,no qual foi retirado 60% no me estomago,e estou fazendo quimio e radioterapia,gostaria de saber se tenho algum direito,pois tenho 3 filho de menores !!

  77. angela lima disse...

    Boa tarde
    Em 2009 descobri que estava com c.a de mama fiz mastectomia radical.
    fiquei sabendo alem de impostos o portador de c.a pode comprar carro com 30% mais barato , vc confirma isso.
    qual órgão devo procurar no caso de ser verdade, e quais documentos levar?

  78. Célia Maria disse...

    Tirei um quadrante da mama (carcinoma ductal invasivo. Fiz 33 aplicações de radioterapia. Estou bem fisicamente mas a cabeça está a mil por hora porque minha mãe morreu, e começou com cancer de mama. Tenho algum direito ? Sou portadora de cancer ?

  79. Gerardo Magela Campos disse...

    Fui submetido à Gastrectomia total por TORACOFRENO-LAPAROTOMIA EM 1995 FICANDO COM SEQUELAS DA DOENÇA. Tenho atestado médico emitido pelo médico que realizou a cirurgia-CID.:16-9
    Gostaria de saber se tenho direito a adquirir um veículo comum(sem adaptações) com isençao de IPI e ICMS.
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente,
    Gerardo Magela

  80. Andrea Aparecida Santana disse...

    ola Bernadete eu tive um cancer de utero em junho de 2009.fiz a cirurgia e radio fiquei encostada ate maio de 2011 agora estou recebendo a ultima parcela do seguro desemprego gostaria de saber se tenho direito no pis estando encostada obrigada

  81. silvia disse...

    tive leucemia aum ano estou em remissao,fiz um pericia mas a medica so me deu 4 meses gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria me responda por favor no meu imail sil_viasar@hotmail.com

  82. Leonice Felix disse...

    Tive câncer de mama em 2006, fiz mastectomia radical com esvaziamento ganglionar axilar com incapacidade funcional parcial do membro superior direito, acarretando o comprometimento da função física de carater permanente. Sou professora estatutária (regime Previdência Municipal) e recebo salário integral com os descontos de 11% da Previdência. Em setembro de 2011 entrou em vigência o Estatuto do Magistério que regulamentava o salário dos professores, mas me disseram que eu não tenho o direito ao aumento salarial pois estou afastada e o valor é calculado pelo último mês de contribuição em que estava trabalhando. Se ainda estou contribuindo não deveria receber o aumento? Entrei com pedido de aposentadoria por invalidez já faz mais de um ano. Quando aposentar, posso pedir o auxílio de 25% do salário para que eu possa pagar alguém para me ajudar com os serviços domésticos?

  83. Katia Rabelo disse...

    Meu esposo é aposentado federal, adquirimos um apt° financiado 80% pelo B. Brasil, agora em outubro recebeu diagnóstico de linfoma de Burkitt, temos direito à quitação do mesmo?

  84. Diana disse...

    Fui cometida de neoplasia maligna da mama, fiz cirurgia de quadrante e esvaziamento de axila direita, fiz quimioterapia e vou iniciar a radioterapia, minha profissão e consultora de vendas e faço faculdade de pedagogia ambas trabalho muito com os braços e as mãos falei com meu medico ele disse que a cirurgia ia me impossibilitar realizar 100 por cento das atividades. Gostaria de saber se consigo aposentadoria por invalides, pois trabalhar na minha profissao eu digito muito e depois que me formar e começar lecionar na escola tenhop q escrever muito.

  85. thalissa disse...

    nossa m, minha mãe fez masectomia e o INSS negou o auxilio doença a ela msm eles vendo q ela nao tinha possibilidades de trabalhar. porem estou bastante indignada com a justiça brasileira.

  86. Wanderleia disse...

    Olá, fiz a cirurgia de mastectomia radical modificada e fiquei com defic de movimento no MSD, a cirurgia foi em 2008,meu marido retirou oFGTS logo em seguida, deu td certo. Agora, estamos em 2011 e eles negaram o pedido dizendo que já fui operada e não tenho m ais cancêr, pode isso???ainda estou em acompanhamento médico.
    Me disseram tbm que não sou portadora de necessidades especiais, ora, e o defce do meu braço, não consigo fazer movimentos repetidos nem pegar peso algum, sinto muita dor e tenho que fazer drenagem diária.posso arrumar emprego como deficiênte ou não??//

  87. Auriane disse...

    Sou funcionária publica e gostaria de saber se tenho direito ao saque do pasep independente de estar afastada do trabalho ou do valor do meu salario,pois tenho tido muitos gastos. Eu tenho 35 anos e fui diagnosticada com um câncer de mama agressivo em fevereiro de 2011, fiz mastectomia da mama esquerda e não fiz esvasiamento da axila; no meu caso quais direitos eu tenho; eu me enqudro no mesmo direito que as mulheres que fazem esvasiamento da axila. Detalhe estou fazendo quimioterapia e depois farei radioterapia. Por favor me ajude com as informações, pois procurei um advogado da defensoria publica e ele não soube me responder muita coisa para o caso de mulheres que fizeram mastectomia como eu.Dede já agradeço e aguardo sua resposta.

  88. DILMA disse...

    OLA MEU NOME É DILMA E A CERCA DE 4 ANOS ATRAS TIVE QUE FAZER UMA CIRURGIA DE COLO DE TERO ONDE RETIREI TUDO OVÁRIOS, TROMPAS,ÚTERO ETC DEZ DE ENTÃO MINHA VIDA NÃO É MAS A MESMA NÃO CONSIGO FAZER O QUE FAZIA ANTES SOU CABELEIREIRA E COMECEI A PAGAR O INSS A CERCA DE 2 ANOS MINHA CIRURGIA FOI EM 2007 SO COMECEI A PAGAR EM 2009 TENHO DEPRESSÃO MAS O MEDICO DO INSS NÃO ME CONCEDEU O BENEFICIO SINTO FORTES DORES NO LADO DIREITO VOU AO MEDICO E ELES SO PASSAM REMEDIOS CAROS NÃO ESTOU MAS PODENDO TRABALHAR COMO CABELEIREIRA TUDO ME CANSA ESTOU DESESPERADA POIS PRECISO PAGAR MINHAS CONTAS TA DIFICIO GOSTARIA DE SABER SE TENHO ALGUM DIREITO NO INSS OBRIGADA

  89. DIEGO disse...

    Ola dra.estou com cancer,sou militar da ativa,gostaria de saber se tenho
    direito de sacar o pasep?grato.

  90. Isabel Zecca disse...

    Fiz quimioterapia, retirei o quadranta da mama e fiz esvaziamento de axila, estou fazendo radioterapia e depois vou tomar o remedio Taxofen por 5 anos. Meu braço após a cirurgia fica inchado direto.Estou afastada já faz 01 ano tenho 44 anos trabalho já a 30 anos registrada. Quero saber se consigo me aposentar. Obrigada.

  91. Helio M P Melo disse...

    Prezada Bernadete
    Parabéns por este trabalho maravilhoso.
    Pena não poder ver as respostas das questões, que suponho tenham sido esclarecedoras. Isto já responderia algumas questões.
    Minha situação é a seguinte;
    - Numa biópsia de próstata em 2008 houve indícios de ca que foi comprovado numa outra em novembro/2011;
    - Agora (05/01/12) fiz uma cirurgia para retirada da próstata:
    prostatovesiculectomia radical, linfadenectomia retro perineal e cistouretroplastia.
    - Sou aposentado desde 1999. mas trabalho desde esta época (CLT).
    Você saberia dizer que isenções posso pleitear?
    Sds.HMPM

  92. DILMA disse...

    DILMA disse…
    OLA MEU NOME É DILMA E A CERCA DE 4 ANOS ATRAS TIVE QUE FAZER UMA CIRURGIA DE COLO DE TERO ONDE RETIREI TUDO OVÁRIOS, TROMPAS,ÚTERO ETC fiz radioterapia DEZ DE ENTÃO MINHA VIDA NÃO É MAS A MESMA NÃO CONSIGO FAZER O QUE FAZIA ANTES SOU CABELEIREIRA E COMECEI A PAGAR O INSS A CERCA DE 2 ANOS MINHA CIRURGIA FOI EM 2007 SO COMECEI A PAGAR EM 2009 TENHO DEPRESSÃO MAS O MEDICO DO INSS NÃO ME CONCEDEU O BENEFICIO SINTO FORTES DORES NO LADO DIREITO VOU AO MEDICO E ELES SO PASSAM REMEDIOS CAROS NÃO ESTOU MAS PODENDO TRABALHAR COMO CABELEIREIRA TUDO ME CANSA ESTOU DESESPERADA POIS PRECISO PAGAR MINHAS CONTAS TA DIFICIO GOSTARIA DE SABER SE TENHO ALGUM DIREITO NO INSS OBRIGADA

  93. cassia disse...

    ola bernadete em 2004 fiz duas cirugias de mama exvaziamento de axilias mesmo fazendo tratamento de radio e quimio continuei a trabalhar trabalhei ate 2008 como merendeira onde não agunetando mais pedi a conta pois o inss não me afastou depois de alguns anos fui afastada estou a tres anos em auxilio doença braço direito ja não tem mais cordenação sinto dores insuportaveis quero saber se tenho direito a aposentadoria por invalides sou trabalhadora braçal não tenho estudo para digitar esse email tive que pedir para minha filha
    tenho 46 anos desde já agradeço

  94. Paula Meirelles disse...

    Olá , meu pai operou em fevereiro de 2011 de um cançer de pulmão tirou um lobo do pulmão direito e tem efisema pulmonar nos dois pulmões e DPOC, ele sente bastante falta de ar, principalmente ao fazer esforço físico, você acha que ele se enquadra em deficiente físico? se sim, onde devo ir para encaminhar a documentação e o que levar?
    obrigada por nos ajudar.

  95. cidalia prista disse...

    Bom-dia,sou doente da mama fui operada, estivo 3 anos de baixa , agora fui trabalhar porque me encontro com muitas dificuldades para sobreviver, mas nao estou a aguentar . o que posse fazer? me ajude.

  96. raimundo damiao disse...

    oi estou a 2 anos fazendo tratamento de cancer de garganta, por causa do tratamento ser muito forte eu peguei outra doenca chamada hanjiodisplazia sangramento diario,tenho que tomar sange emoriporu,esta doenca nao tem cura,gostaria de saber se eu tenho direito de aposentar tenho 52 anos e trabalhava de motorista,se eu trabalhar direjindo posso provocar um acidente grave.

  97. leide alves disse...

    olá meu nome é leide.fiz uma cirurgia de histerectomia depois de um parto de risco há 1 ano e meio ,e depois disso eu nunca mais fui a mesma pessoa .sinto fraquesas tonturas ,não consigo trabalhar .me canso muito rápido.estou depressiva não quero mais sair de casa .retirei utero,trompa,e ovário tenho algum direito a algum benefício? estou aguardando resposta

  98. viviane disse...

    minha mãe fez cirurgia de mama (cancer de mama)dia 23 de novembro de 2011 gostaria de saber quais saõ os direitos q ela tem ja q não trabalha com carteira assina a mais de cinco anos.e meu pai tem 76 anos tem 3 ponte de safena ,diabete preção alta e outros mas ele é aposentado por tempo de serviço ,tenho uma irmã dependente deles pois tem deficiencia mental e não é aposentada.

  99. nelma aparecida disse...

    tenho 47 anos e fiz em 2006 uma mastectomia radical com esvaziamento axilar e em 2007 fiz uma nova mastectomia. tenho direito a aposentadoria por invalidez? trabalhei por 9 anos. Continuo em tratamento ambulatorial obrigada

  100. SIMONE COVALSKI disse...

    tenho cancer de mama, comecei o tratamento agora, primeiro farei quimio para depois fazer a cirurgia pois ele está muito grande, gostaria de saber se tenho direito de sacar o FGTS e o PIS, tenho 49 anos e 20 anos de contribuição do INSS posso dar entrada na aposentaria direto ou tenho que me afastar primeiro

  101. valdir pagani disse...

    Bom dia, estou precisando de uma ajuda minha esposa tinha cancer e em maio de 2011 ela comprou um veiculo com isencoes e em 27/12/2011 ela veio a falecer fui ate a receita federal para cer como ficaria este veiculo com a isençao eles me informaram e ja me deram uma darf para que eu pague a isençao que ela teve e com juros desde o dia em que ela tirou o veiculo, gostaria de saber se realmente e esse o processo pois e uma grande injustiça pois eu nao estou querendo transferir o veiculo a troco de nada apenas devido ter ocorrido o obito e ainda este veiculo ira entrar em inventario pois tenho duas filhas uma de 7 e outra de 17 anos
    obrigado

  102. juliana disse...

    Bom dia ,gostaria da sua ajuda,nao sei se conhece casos igual ao meu,meus medicos falam que e raro ,tenho neutropenia ideopatica cronica e por conta disso faco tratamento oncologico ,fiz quimio ha 3meses e me trato na oncologia do hosp sirio libanes ha 1 ano e meio tomando estimulador de medula 2 vzes na semana e hemogramas semanais ha 1 ano e meio, saberia me dizer se tenho algum direito?obrigada

  103. joao disse...

    bom dia
    minha esposa e portadora de lmc e faz tratamento desde 2005 e sofre c dores no quadril e pernas alem de possuir hernia de disco as quais dificultam sua locomoçao c veiculo nao automatico,gostaria de saber se temos direito a compra de veiculo c isençao de impostos.
    att joao

  104. israel disse...

    oi
    perdi minha filhinha na ultima sexta feira, ela tinha leucemia.
    temos direito a alguma coisa por parte do governos em caso de falecimento?

    obrigado

  105. Sara disse...

    Ola
    tenho uma duvida tive neoplasia maligna aonde foi retirado 1 rim e pedaço do outro.
    nao tenho muita forca na parte superior devido ao corte muito grande sinto dores.
    sou considerado deficiente ou nao
    fico no aguardo
    obrigada

  106. VALDIRENE disse...

    BOM DIA!
    FUI DEMITIDA DA EMPRESA EM FEVEREIRO DE 2011 E EM FEVEREIRO MESMO NOTEI UM NÓDULO DOLORIDO NA MAMA, DEIXEI PASSAR,EM MAIO QUANDO NÃO CONSEGUIA MÁS SUSPENDER O BRAÇO, PROCUREI AJUDA MÉDICA E FIZ UMA ULTRA,E UMA MAMOGRAFIA, JÁ NA ULTRA O MÉDICO PERGUNTOU SE ESTAVA SENDO ACOMPANHADA DISSE QUE EU TINHA 2 NODULOS GRANDES EM MINHA MAMA DIREITA PASSEI POR UM MASTOLOGISTA E ME DEU GUIA PARA PROCURAR O SERVIÇO DE SIRURGIA ENTÃO FIZ BIOPSIA E DE IMEDIATO O MÉDICO MARCOU CIRURGIA. FIZ A MASTECTOMIA.
    ENTRI NA JUSTIÇA PEDINDO MINHA REITEGRAÇÃO. POIS A MÉDICA FALOU QUE CERTAMENTE ESTE NÓDULO JÁ SE ENCONTRAVA ALI EM FEVEREIRO. O JUIZ PEDIU PERICIA MÉDICA E TÉCNICA POIS TRABALHAVA COMO TÉCNICA EM RADIOLOGIA,HÁ 17 ANOS SERÁ QUE POSSO SER REITEGRADA A EMPRESA NO FINAL DO PROCESSO.
    OBRIGADO.

  107. Valderis disse...

    Olá: Fiz cirurgia em 27/09/2007 e 03/01/2008 para retirada de tumor no ovário direito e posterior histerectomia total abdominal. Continuo em tratamento ambulatorial no Hospital de Câncer de Barretos, mas só agora, descobri que posso pedir isenção de retenção de IR sobre minha aposentadoria. Aposentei-me em março de 2010 e gostaria de saber se posso reaver o que já me foi descontado.
    Obrigada.

  108. DANNY KELLY disse...

    pedi demissão de uma empresa pq meu pai tava com cancer,meu fgts ficou retido,agora meu pai entrou em obito e precisamos pagar o funeral…posso sacar meu fgts??? e como faço???A empresa e regida pela lei clt

  109. Paulo disse...

    Minha irmã esta com cancer tirou um rim e a uma semana tirou 72% do figado ela não trabalha registrada tem direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez ?

  110. josafat lopes cardoso disse...

    gostaria de saber se uma pessoa pode se licenciar de seu trabalho na iniciativa privada, como se obtém tal licença, qual o período máximo, o que é necessário para obtéla?

  111. Sheila CA Freitas disse...

    Bernardete,
    Gostaria de saber se minha mãe tem direito a ter seu apartamento (financiado) quitado, o qual entrou com 100% de sua renda,já que a mesma já foi aposentada por invalidez antes de assinar o contrato.Só que agora foi acometida com câncer de ovário (permanente).

  112. maria disse...

    Bom dia! Tenho um amigo que passou por cirurgia de cancer de intestino> Quais as isencoes que ele tem direito! Gostaria de poder ajuda-lo!
    Obrigada!

  113. maria Benedita disse...

    Bom dia!
    Sou benificiaria de isencao devido a um cancer de mama! Quando fui trocar meu carro em 2008 coloquei meu carro a venda e um dono de estacionamento colocou meu carro com intencao de gravame e desde entao estive sem poder usar e vender meu carro ate 2011 quando a justica liberou meu carro para venda, mas meu processo ainda esta na justica! Gostaria de saber se acaso eu ganhar a causa se tenho direito a isencao do imposto de renda sobre a quantia que receber!
    Obrigada!

    e ja ganhei em varias estancias< gostaria de saber se quando eu receber o ganho de causa tenho direito a isencao do Imposto de renda!

  114. Jacqueline Andrade de Santana Santos disse...

    Tenho uma casa financiada, na epoca do financiamento eu não comprovei renda, só meu esposo.Moro na casa há 06 anos. Há três descobrir que tinha cancêr de mama passei por todo o processo até chegar na cirurgia, mastectomia radical total com esvaziamento da axila.quero saber quais os meus direitos e se posso quitar minha casa.Moro em sergipe na cidade de Socorro

  115. Rosinete Freitas disse...

    Boa noite, Me Pai era aposentado à 15 anos por invalidez e em janeiro de 2011, ele adquiriu uma doença que se chama câncer. Agora ele faleceu em 16/03/2012. Quais ~so os direitops dele.

    Ele tem umcarro no nome dele e eu estou pagando. Mas será que ele tem direito de ter a divida considerado quitada? E ainda tem um empréstimo no banco.

  116. Judite Gomess disse...

    Olá, gostaria de saber alguns detalher sobre a compra de veículo! minha mãe foi acometida de uma cancer de pumão esquerdo e está em tratamento de quimioterapia, devido muitos nódulos na região do pumão o médico,ainda não entrou com radioterapia! eu sou habilita e tenho um Escort Rob, ano 97, mas ela não é habilidade e tem a idade de 62 anos, gostaria de saber se poderiamos trocar o carro? moro na Cidade de Cajamar. Outra coisa tenho direto a desconto em medicação? como por exemplo na compra de Atrovente p/ inalação,soro fisiológico, Codein (dor),
    desculpe a falta de entedimento! ou de colocar as palavras corretas.

    obrigada desde já.

    Judite

  117. sara disse...

    oi boa noite comecei meu tratamento faz 15dias vou para terceira quimio o diagnostico veio no ovario queria saber os meus direitos pago inss a um ano tenho uma lojinha de bairro mas que n conssigo mas trabalhar pois a reaçao da quimio e muito forte posso entrar com o auxilio doença e o rodizio do carro pelo que vi ai em cima? desde ja mjuito obrigada por tudo

  118. sara disse...

    oi boa noite queria saber se tenho direito ao auxilio doença estou na terceira quimio terapia e pago o inss a 13 meses

  119. Marisa C. Araujo disse...

    Portadora de cancer de mama , tem direito de pedir isenção de imposto de renda , durante o periodo de tratamento?

  120. Aurora disse...

    Boa tarde!!!
    Tive câncer de mama em 2001 . Quadrantectomia + esvaziamento das axilas, quimioterapia, radioterapia e ate hoje faço fisioterapia e revisões. Ok. Tudo indo razoavelmente bem nesses 11 anos. O ano passado tive um CBC no meu rosto o qual me causou uma cicatriz enorme . Minhas duvidas são: Tenho direito a uma cirurgia plastica reparadora no rosto devido o câncer de pele recente , pelo sus? (Quanto a cirurgia plastica da mama já fiz) Eu comprei um carro usado mais com direção hidráulica , por causa de meu braço … Mas, o medico do DETRAN há 2 anos atras ,me negou a isenção do IPVA, Alegando ele que não esta muito inchado e so se eu tivesse enfaixando. ( estagio grave ) como poderei requerer esse direto novamente? Ah! uma amiga me falou que posso ter desconto na universidade aonde estudo , isso é verdade? De quais documentos precisarei p levar? Muito obrigada pela atenção. Aguardarei sua resposta ansiosa Abraço. Aurora Santos

  121. eliane cavalcante disse...

    Boa Tarde , tenho câncer maligno na mama direita comecei quimioterapia em janeiro, fui na previdência social pro auxilio doença mas não tenho direito pois só tenho 4 anos de registro e faz 25 anos que não tenho registro ,trabalhava autonomo e nunca pensei no dia seguinte, por esse motivo não tenho direito ao auxilio doença e não tenho direito a loan pois meu marido recebe 800,00 pra sustentar três pessoas contando com meu filho 14 anos,desejo saber se tenho diteiro se posso pagar um ano pra conseguir de INSS ,pra poder receber ajuda do governo de ajuda ou pra me aposentar pois comecei agora o tratamento e não tenho previsão de nada , e estou sem poder trabalhar . obrigado me responde preciso de ajuda abçssss

  122. gerlaina disse...

    boa tarde , meu marido tem melanoma de coroide e buraco de macula e agora tem invasão escleral e tenta o beneficio da previdencia porem eles dizem que ele não tem nada , ontem ele passou na oncologia do hospital sp e á rescindiva do tumor que tinha sido tratado com braquiterapia , por favor qual o dieito dele ? desde já obrigada

  123. Adelma barros Mendes disse...

    Boa tarde, gostaria de informações sobre o meu caso, fui submetida a histerectomia total, devido diagnóstico de cãncer.
    Sou professora do seviço público federal, tenho 47 anos.
    Nesse caso tenho direito a isensão de imposto de renda?
    Abraço, obrigada.
    Adelma.

  124. carlos disse...

    sou funcionario público tenho saldo do pasep, gostaria de saber se posso retirar ja que minha esposa tem CA mama.

  125. Aline disse...

    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo brilhante trabalho e em seguida saber como ter acesso a suas palestras, pois, será de suma importância a aportunidade de traze-la no nosso Centro Oncológico.
    Aguardo retorno.

  126. Maria de Fatima disse...

    OBRIGADA POR AJUDAR NESTA ETAPA DA VIDA.TIVE CANCER DE MAMA. ESTOU COM DIFICULDADE PARA INSENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA..tIVE CANCER 2009 MAS A MINHA INSENÇÃO SÓ SAIU EM 2012. havia enviado quadro requisões.MAS ESTOU FELIZ ASSIM MESMO. OBRIGADA POR NOS INSTRUIR.

  127. Maria lujan dos Santos disse...

    tenho leucemia(lmc) quando descobri o meu problema dei baixa na minha carteira de trabalho para fazer o meu tratamento mais tranquila, recebi ainda naquele ano o meu pis salarial, consegui o um auxilio doença pelo INSS, nao tenho mais a cartiera assinada mesmo com o auxilio doença, eu nao recebo mais o pis salarial? nao tenho mais direito sobre ele nao?

  128. Gisele disse...

    Olá, meu namorado de linfoma e não usufruiu de nenhum benefício por desconhecimento dos mesmos. É possível ele recorrer para ressarcir tais benefícios agora que já está curado (2 anos)?

  129. cristina disse...

    Bernadete,
    Uma amiga nossa em comum, a Gislaine, me forneceu este site, e eu adorei.
    Sou paciente com neoplasia e já adquiri meu cartão de condução gratuita com acompanhante. A dúvida é a seguinte: se o médico me disse que vou ficar em consultas e exames por no mínimo 5 anos, porque que é que o cartão de condução só tem validade para 1 ano? Os outros 4 anos eu é que terei que pagar o transporte para ir ao médico?

  130. Janete disse...

    Sou portador de cancer de mama, então solicito informações pois preciso comprar um carro, para me locomover até o hospital para o tratamento, mas não é carro adptado, carro normal. Preciso saber se tenho desconto na compra, e como proceder.
    Obrigada aguardo retorno

  131. Celso disse...

    Prezada Bernadete, boa tarde! Meu filho de 15 anos foi operado de um tumor maligno na cabeça e encontra-se em tratamento. Gostaria de saber se posso adquirir um veiculo com isenção de ICMS e IPI ou até mesmo isenção nas futuras taxas de IPVA, pois estamos precisando de um veiculo para usar na locomoção com idas ao medicos e realizações de exames…

    Sds. Celso – João Pessoa/PB.

  132. ana paula disse...

    prezada bernadete tive cancer no utero e tive que retirar o utero estou me recuperando da cirurgia gostaria de saber se consigo algum beneficio pois tenho que ter acompanhamento medico e dieta.POR FAVOR ME AJUDE .OBRIGADA.

  133. katia maria do carmo disse...

    Olá, tive cancer de mama e fiz mastectomia fiquei com sequelas (braço inchado) , já estou curada. Tenho direito a isenção de imposto de renda, já que fiquei com sequelas e tenho 90 anos de idade? Aguardo contato. Obrigada.

  134. Reinaldo disse...

    Boa noite Bernadete
    Gostaria de saber uma coisa, eu me operei á 2 anos de cancer de intestino e fiz 6 meses de quimio terapia, estou deste esta data recebendo auxilio-doença, e meu auxilio expira em julho.
    Gostaria de saber eu ainda tenho direito de continuar recebendo ou se posso me aposentar ( tenho 44 anos), estou passando por acompanhamentos periodicos no INCA.
    Obrigado
    Reinaldo

  135. yara lucia disse...

    ola boa noite
    por favor queria que tirasse uma duvida estou com cancer de mama e vou fazer ,mastectomia com esvaziamento axiliar queria saber se tenho direito a aposentadoria
    por favor me responda
    ja cansei de mandar email para outros saites e nunca me responderam
    por favor aguardo a resposta tenha uma boa noite ate mais
    ass yara

  136. carita carvalho disse...

    olá gostaria de saber se eu me aposento pois tive um linfoma maligno nao hodkin difudo de grande celulas b tive hemorragia interna digestiva fiz tranfusão de sangue e na cirurgia de emergencia tirei o estomago inteiro o baço a vesicula e 40% do intestino grosso de depois de quase 1 ano afastando o a medica da pericia disse que ja estou de alta ja que nao tenho mais o linfoma presente no momento graças a deus mas devia a cirurgia eu tenho que me alimentar de 2 em 2 horas e logo que me alimento ou bebo agua ou qualquer outro liquido me da muita diarreia pois gostaria de saber se eu tenho alguma chanse de me aposentar hoje estou com 20 anos de idade e eu acho que isso acaba interferindo na descisão deles pois no laudo meus medicos disse que estou em seguimento por tempo indeterminado Obrigado e aguardo uma resposta

  137. Carolina disse...

    Meu pai retirou parte do estômago total por conta de uma neoplasia malígna.
    Gostaria de saber se ele tem isenção dos Impostos na compra de um veículo zero quilômetro. Muito obrigado.

  138. Paulo Lopes disse...

    Olá, Bernadete!
    Sou estatutário a 08 anos e alguns meses, e estou com o Cid.18, quero saber se tenho direito ao FGTS, ou outros benefícios do trabalho. Muito grato.
    Paulo Lopes.

  139. gilberto jose pedrosa disse...

    dei inicio ao pagamento do mei(micro empreendedor individual)
    no dia 15 de março de2012.
    fazendo uma consulta no pronto socorro de itanhaem sp descobri que
    tenho leucemia,no dia 12 de abril de 2012.
    tenho direito ao auxilio doença.

  140. Ademir Marcos Ferreira disse...

    Fiz tratamento para linfoma de hodgkin à 4 anos, gostaria de saber se tenho direito a comprar um carro mais barato livre de impostos. Bem como outros direitos. Por favor tire essa dúvida.

  141. reinaldo disse...

    boa noite , gostaria de saber como voce responde estes emails pois na coluna sò tem perguntas e nao tem respostas .
    bom estou em tratamento oncologico ,fiz uma retossigmoidectomia acho que è esse o nome da cirurgia . estou em estadiamento , segundo o perito do inss ele vai me dar alta , eu contribuia com codigo 1406 , sò porque eu terminei a quimioterapia , nao quer dizer que terminei o tratamento nao è?, meu medico me deu uma carta que dizia que meu tratamento teria prazo de 5 anos , e mesmo assim o perito disse que iria me dar alta . bom ele pode me dar alta mesmo o oncologista me dar uma carta dizendo que estou em tratamento ? eu tenho direitos sò na lei porque fui retirar um fgts que estava retido e o atendente me disse que eu teria que estar quase morto para poder retirar . se vosse um valor alto , mas naoè . quer dizer que sò tem direito querm esta moreendo? grato me oriente

  142. Sheila da Silva Mota disse...

    Prezada Sra. Bernadete, meu marido é portador de CID 61, sobre controle, fez a proctectomia radical, ficando com as sequelas de impotência e incontinência urinária que conforme laudos é irreversível, isso desde maio/2010, ele já passou por várias perícias, uma situação desgastante e ridícula, pois em meu entender e convívio com ele, o emocional dele está a zero. Gostaria de saber e se é possível o procedimento para que pleiteássemos junto ao INSS a aposentadoria por invalidez, pois também sou idosa e tenho muito trabalho com a incontinência urinária dele.
    Atenciosamente, aguardo uma resposta.

  143. Margarete disse...

    Boa tarde gostaria de saber o q acontece qdo o paciente termina o tratamento de quimioterapia e radioterapia, começa a tomar um remédio durante 5 anos para a doença não voltar.
    Esse paciente trabalha ha 24 anos em um hospital na area da qualidade, e esta em contato o dia td com td tipo de doença, lidando com td tipo de emoção, com pacientes doentes, familiares sofrendo, isso pode afetar esse paciente q esta em tratamento e tem + 3 anos pela frente pra tomar esse remédio.
    Estou falando de uma irmã, to muito preocupada com ela acho q não esta bem+ não quer falar, gostaria de saber também ela pode ser mandada embora se ainda esta tomendo esse remédio não sei o nome quais os direitos dela?
    Obrigada espero q possa me ajudar.
    Boa tarde.

  144. carla brandão bresssy disse...

    Olá,sou ex-companheira de um paciente já falecido e tenho c ele uma filha de 09anos atualmente,o pai dela não tinha contribuiçoes o suficiente p q ela tivesse direito a sua pensão;só q ele trab. e não tinha a carteira ass. e sua empregadora negou-se a ass. a carteira dele pois só assim ela teria seus direitos garantidos;pois por sua vez a pessoa q se responsabilizou por ele não informou a família dos direitos do paciente!?O q devo fazer?

  145. alexandre butori disse...

    ola bernadete!
    gostaria de saber de voce:
    tenho LMC leucemia mieloide cronica e queria saber se posso usufluir deste direiro de adquiri um carro para poder me locomover para fazer o tratamento?
    desde ja muito grato
    alexandre

  146. CELIA CLAUDINO disse...

    BOA NOITE,SOU PORTADORA DE LEUCEMIA MELIOIDE CRONICA,GOSTARIA DE SABAR QUAIS DESCONTOS E BENEFICIOS EU TENHO DIREITO,ESTOU PARA COMPRAR UM CARRO E GOSTARIA DE SABER QUAIS DESCONTOS EU TENHO DIREITO OK.

  147. Daniela Souza Pires disse...

    Boa noite!
    Minha mãe foi diagnosticada com cancer de colo de utero,mas nunca contribui para o inss ela tem 53 anos, gostaria de saber se ela tem algum direito ou beneficio? obrigada!

  148. Marcia disse...

    Boa Noite!! Gostaria que me resposndesse o seguinte.

    Em 2008 fui diagnosticada de um cancer misto no ovario esquerdo, foi relaizado no mesmo ano 1 cirurgia onde foi retiado um teratoma de 1.236g, 60 dias depois fiz uma nova cirurgia para retirada de outro teratoma e em seguida fui encaminhada para quimioterapia,120 dias mais tarde tive que fazer outra cirurgia a qual foi retirado o utero,o outro ovario, trompas,um pedaco do intestino que estava comprometido e varios tumores, apos essa cirurgia continuei a quimioterapia ate abril de 2009, desde entao melhorei,quando eu estava mal eu nao ia trabalhar mas recebia trabalho em casa e realizava todos,nunca foi encaminhado nenhum documento ao INSS , porque a empresa me pagava normalmente. Hoje ainda estou trabalhando,mas tenho em media 2kg de massas tumorais no abdomem, porque esplahou na cavidade abdominal comprovado por meio de laudo de exames -Essas massas sao denominadas teratomas entre essas massas a maior delas atras do figado,pressionando o orgao entre o rim direito,ureter esqurdo,sobre o baco,sobre a bexiga,e pressiona tambem o diafragma,e as vezes tenho dificuldade de respirar,e muita dor no pescoco tambem em conseuqencia dessas massas, faco tratamento psicologico para administrar o stress do trabalho e crises de choro.A cada 3 meses compareco ao oncologista,segundo o medico a quimioterapia nao resolve meu problema e uma cirurgia ainda nao posso fazer porque nao tem nenhum orgao prejudicado. tenho direito a aposentadoria?

  149. saulos almeida Camargo disse...

    Boa tarde,tenho 47 anos e 25 anos de contribuições,gostaria de saber se tenho direito em aposentadoria proporcional.

  150. amauri m moura disse...

    tenho mieloma multiplo desde 2011 fiz tranplante autologo de medula ossea em janeiro de 2014 .recebo auxilio doenca desde 2011 tenho como profissao motorista de caminhao .na epoca que descobri a doenca eu estava sem a carteira assinada mas estava segurado pelo inss pois havia 8 meses que eu tinha saido da ultima empresa que eu trabalhava .possuo carteirinha de deficiente fisico para passe livre onibus e metro,tenho tambem credencialde estacionamento para vagas especiais de deficientes.gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por invaldez.obrigado

  151. Silvia Calegari disse...

    Boa noite ouvi falar que quem fez histerectomia tem desconto na compra de um veículo zero km, isso procede? se sim por favor qual esta lei

Deixe seu recado

Todo o conteúdo do Portal Inana não têm como objetivo ser um conselho médico ou substituto ao tratamento julgado adequado pelo seu médico.
O objetivo do Inana é disseminar informação e possibilitar trocas de experiências.
Orientamos que todas as decisões referentes ao tratamento sejam tomadas pela paciente e por seus médicos.

| estúdio MAYA |