conteúdo cedido por

Orientações para pacientes no pós operatório de mama

Juliana Mendes, Fisioterapeuta

15 de dezembro de 2010

• Não ignore qualquer pequeno inchaço, erupção, coceira, vermelhidão, dor e aumento de temperatura no braço, mão ou dedos do lado operado (consulte seu médico);
NUNCA tomar injeção, aferir pressão, fazer acupuntura ou tomar vacina no braço afetado;
• Mantenha o braço sempre limpo. Use hidratante. Seque bem o braço e entre os dedos após o banho;
• EVITE movimentos vigorosos e repetidos com o braço afetado;
• EVITE carregar objetos pesados com este braço;
• Não use jóias e roupas apertadas do lado afetado;
• Evite mudanças de temperaturas extremas, saunas e banheiras muito quentes;
• Proteja o braço afetado do sol!
• Tente prevenir qualquer tipo de trauma (machucados, cortes, queimaduras, picadas de insetos, contusões de esporte, arranhões de animais etc);
• Use luvas ao fazer tarefas domésticas, jardinagem ou qualquer atividade que possa causar algum machucado;
• EVITE retirar as cutículas ao fazer as unhas (pode empurrá-las cuidadosamente e usar o removedor de cutículas);
• Use desodorante sem álcool e sem perfume para evitar alergias no braço;
• Quando viajar de avião, use braçadeira de compressão feita sob medida;
• Para remover os pêlos da axila do lado afetado, use barbeador elétrico masculino ou tesoura sem ponta;
• Consulte um FISIOTERAPEUTA para reabilitação pós operatória, em casos de linfedema e para iniciar os exercícios.

Juliana Mendes, Fisioterapeuta

Formada pela Universidade Paulista em 2003. Pós Graduada em Saúde da Mulher pelo Hospital Pérola Byington em 2005. Uma das fundadoras do Centro de Medicina Integrada do Instituto Paulista de Cancerologia em 2005 no setor de Fisioterapia. Especializada em RPG – Reeducação Postural Global com Philippe Souchard – Método original em 2007. Fisioterapeuta do Hospital Albert Einstein desde 2008.

20 comentários para “Orientações para pacientes no pós operatório de mama”

  1. Jussara disse...

    Olá Juliana,
    Em 12/08/2010 me submeti a uma mastectomia total da mama direita,o linfonodo sentinela deu negativo.Fiz a reconstrução imediata com prótese de silicone. Infelizmente tive uma infecção fui hospitalizada fiz antibiótico na veia e , como não resolveu me submeti em 29/08 a uma segunda cirurgia para retirada da prótese. Estou com aquela cicatriz e lhe pergunto: quando tiram só o Linfonodo sentinela quais são as orientações/ restrições?
    O que posso fazer para “soltar” a cicatriz?
    Grata pela sua atenção, Jussara

  2. Juliana disse...

    Jussara,
    Vejo que vc passou por cirurgias diversas e por isso deve ter tido uma retração da cicatriz.
    Procure algum serviço de fisioterapia. Os cuidados para retirada de linfonodo sentinela não precisam ser tão importantes quanto a retirada total dos gânglios, mas vale a pena fazer uma avaliação do seu caso.

    Sigo a disposição e boa sorte!

  3. Salete C. Nobrega disse...

    Muito Obrigada Senhor pelo esclarecimento , fiquei mais transquila
    Que Deus abençoe vcs todos

    Salete

  4. marluce disse...

    Oi juliana ,

    li sobre os cuidados no pos operatorio da cirurugia da mama .esses cuidados, principalmente com o braço são para toda a vida ? Ou são mesmo apos a cirurugia? a minha mastologista disse que a fisioterapia é para sempre . É verdade? Vou realizar a ciruurgia na proxima semana e gostaria de saber essas informaçoes
    Um forte abraço

  5. Anne disse...

    Olá Juliana!
    Minha Mãe vai passar por uma cirurgia da retirada da Mama direita mais nos exmaes não deu metastase, agora no dia 29/04/2011,gostaria de saber como é a cirugia e o pós operatório.A recuperação
    Fico no aguardo anciosa de sua resposta!!!
    Uma boa tarde

  6. Mariazinha Quáglio disse...

    Olá Juliana!Desejo q tdo esteja bem.em 13/08/11 fiz um quadrante e esvaziamento axilar esquerdo.Tdo correu bem.Fiquei c dreno nove dias e no dia23/08 comecei a sentir dor numa espécie de caroço formado nos pontos da cirurgia.Liguri p meu médico e sua enfermeira disse q isso é normal.Gostaria que me dissesse o q é isso,se realmente dói qdo tocado e se demora uns dois meses p desaparecer.Agradeço sua atenção e desejo te desejo sucesso sempre.Q deus a abençoe.Abraços…

  7. Isabel Cristina Vaz disse...

    Olá, meu nome é Isabel, fiz o quadrante de mama dia 18/08/2011 e fiz o esvaziamento da axilar. Tirei 19 ninfonódulos. Estou fazendo a quimioterapia. Já perdi os cabelos, estou bem. A minha dúvida é: os médicos pelo SUS fazem cirúrgia plástica ? Que Deus abençoe. Abraços !

  8. Juliana disse...

    MARLUCE,
    Esses cuidados são para a vida toda. A fisioterapia pode ser intensificada de início e uma manutenção ap;os algum tempo para ir desmamando. Boa sorte!!

  9. Juliana disse...

    ANNE, Td bem? Tudo depende do tipo de cirurgia que sua mãe fará. Hoje em dia estão cada vez mais conservadoras. A recuperação pós operatória varia de paciente a paciente. Mas, em geral é tranquila. Algumas restrições de movimento e carregar peso e talvez fique com o dreno para líquido excedente. Boa sorte!

  10. Juliana disse...

    MARIAZINHA, tudo bem comigo e com vc? Esse caroço pode ser normal, mas sempre é bom consultar seu médico para avaliar se está tudo ok com a cicatrização etc. Boa sorte!

  11. Juliana disse...

    ISABEL, os médicos do SUS após perícia e um longo período de avaliações podem te enquadrar em uma cirurgia plástica reconstrutora caso se encaixe em todos os requisitos para tal. Geralmente quando mastectomia completa. Pergunte ao seu médico que caso está o seu e se positivo, vá para reconstrução que vale a pena!!! Boa sorte!!!

  12. Juliana disse...

    SALETE,

    Obrigada pelo elogio e continue se informando aqui conosco!

  13. helena disse...

    ola, fiz a retirada da mama esquerdo , dois linfonodolos , estava fazendo a fisioterapia, depois de um mes apareceram manchas vermelhas estou aguardando a ida ao madico que me operou, pois o local coça. sera que voces poderiam me orientar. obrigada.

  14. Juliana disse...

    Helena,
    Visite seu médico, podem ser várias coisas simples. Um ponto que inflamou entre outros. Só faça a fisio se tiver certeza que está td bem com a cicatrização. Boa sorte!

  15. joyce disse...

    ola juliana minha tia submeteu a uma mastectomia e gostaria de saber quais os cuidados que se pode ter em casa ,se pode lavar o local com asseptol pra cicatrizar agradeço a informação!

  16. veralucia disse...

    Bom dia! Por gentileza queria uma orientação de vcs. fiz cirurgia do quadrante está fazendo um ano, minha pergunta é : posso fazer pilatis,passar a ferro em roupas, tomar injeção, fazer eletrocardiograma e aferir pressão no braço que fiz cirurgia? Estou curada do cancêr de mama, Graças a Deus! Fico no aguardo do email, antecipadamente agradeço a atenção. Um abraço

  17. Juliana disse...

    Olá Joyce e Vera.
    Tudo bem?
    Normalmente se lava com água e sabão neutro. Mas, na hora do curativo com a equipe de enfermagem, eles podem te orientar sobre alguma pomada cicatrizante e/ou algum sabonete mais adequado.
    Vera, você deve primeiro indagar seu médico se está liberada, mas geralmente após um ano já pode fazer atividade física sim. Importa se retirou os gânglios…. Pergunte a ele.
    Obrigada por entrarem no site!
    Fico a disposição,

    Juliana

  18. Bruna Coelho disse...

    Boa Noite Juliana,
    Fiz a cirurgia da retirada de um nodulo,um pouco grande,ontem(02/04). Hoje (03/04) pela manhã começei a sentir coceira. Não estou com muita dor e o corte da cirurgia aparentemente esta sequinho. Gostaria de saber se essa coceira tão cedo faz parte da cicatrização ou procede de algum outro problema? Grata,Bruna.

  19. jessica disse...

    Ola doutora boa tarde,
    Minha mae tirou o quadrante ja tem uns 2 meses ela ja esta fazendo quimio… hoje ela fou timar vacuna e esqueceu do braço e tomou a vacina no braço da cirurgia.. gostaria de saber se algum risco?? E oq eu posso fazer??
    Espero retorno…

  20. Thamara disse...

    Olá!! fiz uma cirurgia pra retirada de um nódulo benigno no dia 16/05 e 2 ou 3 dias depois apareceu um caroço no seio e estou sentindo muita dor ainda não tive o retorno .. o que pode ser isso??

Deixe seu recado

Todo o conteúdo do Portal Inana não têm como objetivo ser um conselho médico ou substituto ao tratamento julgado adequado pelo seu médico.
O objetivo do Inana é disseminar informação e possibilitar trocas de experiências.
Orientamos que todas as decisões referentes ao tratamento sejam tomadas pela paciente e por seus médicos.

| estúdio MAYA |