conteúdo cedido por

Tenho câncer & tô na moda!

Portal Inana, redação

27 de maio de 2010

Conhecemos uma nova blogueira, chamada Maria Antonia de Carvalho, que tem como mantra: Demos férias aos nossos cabeleireiros, mas, às conversas de salão, não! Careca, de peruca, com lenço, ou, boné… Você continua sendo mulher! O blog “Tenho câncer & tô na moda!” é cheio de dicas bacanas e a fofa da Maria Antonia nos autorizou a postar algumas aqui para dividir com vocês.

Moda Quimioterapia

Pontos positivos: (+) e Pontos Negativos: (-) de cada acessório

PRÓTESE CAPILAR

protese

(+) É colada na cabeça com uma fita adesiva específica. É grudada somente na parte da testa e nuca (isso é suficiente pra ela ficar super presinha). Não dá medo dela sair voando com o vento ou ficar desarrumada na cabeça.

(+) É muito natural e o couro cabeludo aparece, pois, os fios são costurados numa espécie de silicone! Realmente é impressionante.

(+) Pode ficar com ela direto por até uns 15 dias. É necessário fazer a manutenção com um profissional. Ele retira a prótese, limpa, coloca uma nova fita e coloca novamente na cabeça (Você pode aprender e fazer em casa, eu acho muito complexo, não tenho jeito pra coisa).

(-) Não é legal lavá-la mais do que uma vez por semana. Ou, seja, na maioria das vezes você toma banho e não molha a cabeça.

(-) A careca fica coberta pela prótese, sem pegar ar fresco do dia.

(-) Algumas pessoas tem alergia a fita adesiva e ficam com a pela irritada.

(-) Não é das coisas mais confortáveis ficar de prótese e dormir também…

(+) …Mas, compensa porque é muitooo lindaaa!

* Quando eu resolvo botá-la fico uns 3 ou 4 dias…Pois, depois disso tenho uma incontrolável vontade de lavar minha careca e arejar a cuca.. Não consigo ficar direto não. Porém quando tô com ela, eu fico me achando!

PERUCA

perucaBLOG

(+) Fica legal com faixas, gorros, tic tac, etc.

(+) Não se gasta dinheiro com a manutenção

(-) No início dá uma certa insegurança dela sair do lugar.

(-) A maioria tem franja para que sejam mais naturais .

(-) A tela da minha é meio grossa, no calor é um calor…

(+) …Mas, se der calor é só puxar e refrescar a careca!

* É mais simples de usar, não tem como dá alergia, mas, particularmente acho a prótese mais bonita! Se você tiver a opção de ter as duas coisas é bem melhor!!! :)

O que importa mesmo é você sentir-se bem! Pode ser de peruca, prótese, lenço… Sem nada… Só não gosto muito da idéia de usar os cabelos postiços pra esconder a carequice, como se fosse uma vergonha perder os cabelos, fazer quimioterapia, ter câncer… Não acho que seja bom ficar “escravo” dos cabelos… Tenho pra mim que o legal é usá-los como acessórios.. assim, como os lenços, bonés, chapéus….etc…

Aí vai uma fotinho sem fios capilares, pra mostrar que se pode ter um visual maneiro sem cabelo! Cabelo não é nada estilo é tudo!!! :D

estilo

Visite o blog “Tenho câncer & tô na moda!”

Portal Inana, redação

11 comentários para “Tenho câncer & tô na moda!”

  1. Diva disse...

    Tive câncer de tireóide, tive uma depressão terrivel, preciso muito ouvir histórias de ânimo, estou esperando.
    Esta é guerreira. Parabéns.

  2. Idel Barroso Maciel disse...

    Estou fazendo tratamento de Câncer de mama. Já fiz 25 sessões de Radioterapia e estou no terceiro cíclo de Quimioterapia. Mais nunca deixei me abater pelo desânimo e a depressão. Tenho encontrado forças para enfretar as dificuldades em Cristo Jesus. Toda vez que eu me sinto abatida recorro a oração e deposito em Deus o meu problema. Logo me sinto fortalecida e cheia de alegria para vencer a tempestade da vida. Com isso minha vida continua alegre e festiva, porque a minha força não está na minha capacidade de superação, mais sim no meu Deus. Tenha fé em Deus e verá que através dele superamos qualquer obstáculo.

  3. Roberta menezes disse...

    Olá, tenho 30 anos e descobri um Ca de mama, há mais ou menos 3 meses, já fiz minha cirúrgia, graças a Deus não perdi minha mama.
    Agora tudo indica que vou começar fazer mais ou menos 6 meses de Quimio, no início fiquei atormentada c/ a possibilidade de perder meus cabelos,
    mas hoje Deus me dá tanta força, que o que eu mais quero nesse momento é ficar curada. E o cabelo é só um detalhe, que pode ser resolvido com lenços, perucas enfim…Tenho certeza que daqui há um ano vou lembrar da minha superação e dá muita força p/ quem precisar.

  4. sonia disse...

    Ola Roberta,isso mesmo, continue firme.E só um periodo que passa. Tb fiz cirurgia de mama igual a vc sem precisar remover.Semana que vem irei para a segunda quimio de seis que farei. Meu cabelo desceu a ladeira ontem, hoje passei a maquina, comprei uma peruca e estou bem. Nao se assuste vai ficar tdo bem.Bjs pra todo mundo

  5. Tatiane disse...

    Admiro muito essas mulheres!
    Dia 5 de Dezembro sofri um grave acidente de moto! e os meus medicamentos foram muito fortes!Meus cabelos estão caindo,e eu não estou sabendo lidar com essa situação! toda vez que eu olho no espelho,ou quando lavo meus cabelos cai aquele monte sinto como se tivesse arrancando um pedaço de mim!e cada dia a queda dos cabelos estão maiores!não estou careca ainda pois tenho muito cabelo, mais já esta ficando ralinho!Bom Parabens por essa força de vontade e determinação com essa situação!Espero que esse periodo passe para todas nos!

  6. Ana Bittencourt disse...

    Ola Maria Antonia,quero te parabenizar por seu alto astral,tenho uma irmã de 19 anos com Linfoma de Hodgkin está sob tratamneto e com as quimios o cabelo vem as chão…ela tem suas peruquinhas e é super alto astral tenho mó orgulho dela,as vzees ela entra numas por causa do cabelo natural né,vou indicar este seu blog pra ela vc é uma moça linda assim como ela e quero dizer que pra vcs que parecem bonecas a falta do cabelo natural não tira a beleza de vcs!`Parabéns pelo seu blog!

  7. marcia disse...

    Ola me chamo Márcia a duas semanas descobri que estou com cancer meu mundo desabou mas com a graça de Deus tenho um marido maravilhoso que me da a maior força e tenho muita fé que em nome de Deus erei vencer essa luta .Obrigada pela força que vc está me dando com a sua força de vevier .Orbigada de coraçoa.

  8. Alessandra Berner disse...

    Olá. Em março desse ano descobri um CA mama. Putz, meu chão caiu; sou o primeiro caso na família.No inicio foi um susto, tinha que fazar a mastectomia radical com esvaziamento axilar e, corri um grande risco de ficar sem o mamilo; pois o tumor estava muito proximo dele.Fiz a cirurgia em abril e, graças a Deus a primeira etapa foi perfeita e, após os exames no momento cirurgico constataram que o mamilo nao tinha sido atingido.Comecei o segundo processo – a Quimio; serão 8 sessões das quais já fiz 4; agora já conto elas em contage regressiva.Não é fácil passar por todas as reações, apesar de ser grata a Deus pelo avanço da medicina e, de saber que anos atrás as pessoas não dispunham desses avanços. FORÇA sempre, só tinha dois caminhos a escolher: o de questionar porque comigo, e toda ladainha possível pra me sentir a injustiçada ou, tirar proveito disso tudo.
    Decidir tirar PROVEITO. Cortei o cabelo, nao foi facil sempre tive o mesmo grande, depois com os 15 dias após a 1ªsessao, começaram a cair e, pra nao sofrer passei a maquina e, hoje abuso dos lenços.
    Ah!!!!!descobri uma mulher mais bonita e cheia de atitude;e certa de que isso é um processo passageiro, do qual terei uma grande, mas grande evolução.Sucesso pra todas.

  9. Aurinha fonteles disse...

    Ha 8 anos tive câncer de mama estô curada graças a Deus eu sou muito parecida com a Antonia, tinha muito alto astral e lancei moda na cidade: a do lenço amarradinho de lado. não usei perucas,até comprei mas meu marido, meus finhos e amigos preferiam meus lencinhos,diziam
    que eu ficava mais bonita eelegante.
    Deus estava presizando de alquem como você antonia la encima, o astral tava baixo, ai ele pensou: vou trazer Antonia Carvalho pra cá pra levantar o astral aqui no ceu.Deus ilumine seus familiares aqui na terra e dê forças para continuar, pois a vida é assim. foi ELE quem fez.

  10. Márcia Scaranto disse...

    Buenas! Como a maioria, surtei qdo descobri o CA de mama, mas foi por pouco tempo. Pensei: isso não nasceu comigo e não me pertence, pois que venha a cirurgia. Claro que fiquei aliviada em saber que só tiraram um quadrante e 02 sentilenas. Depois, a segunda fase do tratamento com quimioterapia, a tal vermelha, mal falada e temida. Após a cirurgia tomei a decisão de tentar aliviar ao máximo qualquer impacto emocional e, já que iria ficar careca e até então, sempre tive cabelos longos, cortei-os. Primeiramente num comprimento médio, após bem curtinho, depois máquina (dica: nada de máquina zero, dá uma baita coceira. A numero 2 ou 3 tá de bom tamanho). Assim, ao perder os cabelos, não teria tanto impacto visual. Para alguns parece um tanto fútil preocupar-se com essas coisas, mas não é. Já sofremos muitas emoções negativas; sofremos a violência da pequena deformidade com a cirurgia (mesmo com a reconstrução, há o periodo em que temos que permanecer com a pequena deformidade); os males ao fisico com a quimioterapia que nos nauseam e nos deixam fracas, ainda temos que nos sentir medonhas? Mas NUNCA! O emocional para todo o tratamento influencia e muito. Não podemos deixar a peteca cair e, tudo que pudermos usar ao nosso favor para nos sentirmos poderosas, báh… é muito bem vindo.
    A carequinha pode ser um charme… um batom, lápis no olho, um colorido na roupa, unhas bem feitinhas (dica: pergunte ao teu medico se poderás fazer as cuticulas. Se sim, use todos os objetos teus, apenas teus, incluindo os esmaltes)… claro que ajuda…. não precisamos ter aparencia de doentes e não precisamos nos comportar como doentes. Isso não ajuda em nada. O mito do câncer deve ser combatido pelo proprio paciente. Otimisto e alto estima também curam.
    Beijos no coração de todos.

  11. joilza disse...

    MUITO BOM A PRÓTESE. MAIS COMO JÁ TENHO UMA PERUCA,FAÇO USO DELA E DOS LENÇOS QUE É MAIS PRATICO NÉ! TÁMBEM FIZ QUADRANTE NA MAMA, Á 3 MESSES JA STOU NA 2 SESÇÃO DE QUIMIOTERAPIA POIS O TOTAL SÃO 8 VEZES . E É ISSO MESMO JEOVÁ DEUS NOS DÁ FORÇA E NOS PROTEGE DE TUDO. TEMOS QUE TER FÉ E CONFIANÇA, POIS ELE É O DADOR DA VIDA.

Deixe seu recado

Todo o conteúdo do Portal Inana não têm como objetivo ser um conselho médico ou substituto ao tratamento julgado adequado pelo seu médico.
O objetivo do Inana é disseminar informação e possibilitar trocas de experiências.
Orientamos que todas as decisões referentes ao tratamento sejam tomadas pela paciente e por seus médicos.

| estúdio MAYA |