• INANA

Todos temos uma sombra?

Atualizado: Ago 14

Acredita-se que sim. Mas isso não é motivo para se assustar. Pelo contrário, conhecer a própria sombra seria a chave para a libertação.


Para isso, precisamos fazer o que Santo Agostinho chama, no Livro dos Espíritos, de “reforma”. Ou seja: evocar todas as ações praticadas durante o dia e investigar todo bem ou mal que fizemos. O conhecimento de si mesmo seria, portanto, a chave do progresso individual.


Ainda no Livro dos Espíritos, Santo Agostinho oferece uma dica: para saber o valor de suas ações, pergunte-se que valor você daria se a ação em questão tivesse sido realizada por outra pessoa.




O que é a sombra?


Carl Jung ensinou que todos temos uma sombra. Quando não incorporamos essa sombra à nossa consciência, mais densa ela será. Segundo ele, aquilo que não fazemos aflorar à consciência aparece em nossas vidas como destino.


Ou seja, reprimir nossa inclinações, boas ou más, criaria uma trava inconsciente que frustra nossas melhores intenções. A sombra personifica justamente o que a pessoa se recusa reconhecer ou admitir e que, no entanto, sempre se impõe, direta ou indiretamente.


Já o tantra shivata considera a natureza do espírito fundamentalmente iluminada e contendo, portanto, a totalidade do divino.


Segundo essa filosofia em vez de sombra, haveriam obscurantismos ilusórios de onde surge o ego que estabelece as diferenças. É esse nosso obscurantismo que precisaria ser dissipado.


A sombra é sempre ruim?


Não. Perceber a sombra como algo necessariamente ruim é um grande equívoco.


É verdade que a sombra representa nossos traços inferiores do caráter ou outras tendências moralmente e socialmente reprimíveis.


Mas a sombra demonstra ainda nossas boas qualidades, nossos instintos saudáveis, as reações apropriadas e, entre outros, os impulsos criativos.


Ou seja: a sombra é tudo em nós que desconhecemos e reprimimos, independente do julgamento moral.


#autoconhecimento #psicologia #espiritualidade


2 visualizações
 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now